Não espere fazer algo bizarro no rosto com esses profissionais, como com Sérgio Leds, acima
DivulgaçãoAntes de fazer uma tatuagem, não beba. Também esqueça tatuar língua, branco dos olhos, ânus, lugares considerados "exóticos".
Para tirar 7 dúvidas sobre a marca que ficará para sempre com você, o Hora 7 entrevistou três profissionais, entre os tatuadores mais experientes do Brasil.
Sérgio Leds, dono de dois estúdios entre os mais famosos de São Paulo, já teve pedidos de todos os tipos. "Uma vez um cliente fez uma logomarca bem grande no peito. Já aconteceu de uma cliente querer uma pinta como Marilyn Monroe e nós fizemos. Mas não é de praxe fazermos esse tipo de desenho."
Além de desenhos, Paulão Tattoo cobre cicatrizes e aréola mamária
DivulgaçãoCom mais de 30 anos de carreira, Paulão Tattoo atua no estudio Soul Tattoo, em São Paulo. "Faço todos os estilos, cobertura de tatuagens antigas, cicatrizes e correção de aréola mamária", conta ele, que não sai tatuando em qualquer lugar que lhe pedirem: "Não há tradição na cultura aqui para tatuagem na face, então, não faço".
E o terceiro a responder as dúvidas do R7 é Sergio Pisani, de 44 anos, tatuador há 26 anos e proprietário do estúdio Tattoo You, em São Paulo. "Gosto de fazer tatuagem no estilo oriental, mas faço um pouco dos outros estilos também". Ele começa com a primeira dúvida do Hora 7: tatuagem na cara.
1) O cliente pede algo bizarro no rosto. O tatuador faz ou se nega?
Sérgio Pisani - O tatuador não pode fazer tudo o que a pessoa quer. Se achar que não vai ficar legal, pode se negar a fazer. Se não vai ficar bom ou pode trazer algum tipo de problema para a pessoa ou para mim, eu me nego.
2) Um homem (supostamente) morreu ao entrar no mar após 5 dias da tatuagem. É possível?
Paulão Tattoo - Você pode acabar de fazer a sua tattoo e ao sair do estúdio, um piano cair na sua cabeça. Pode fazer a tatuagem, entrar no mar e ser devorado por um tubarão. Então, pode morrer a qualquer momento.
(Nenhum dos três tatuadores afirmou que alguém pode morrer se entrar no mar após fazer tatuagem.)

Acima, Sergio Pisani, no Tattoo You
Divulgação3) Apagar tatuagem é possível em 100% dos casos ou sempre vai ficar alguma cicatriz?
Sérgio Leds - Se a tatuagem for preta ela sai 100% após algumas sessões de laser. Já as coloridas, como vermelho, verde e azul são um pouco mais difíceis de sair. Por isso, quando um cliente quer cobrir, fazemos o clareamento com acompanhamento do tatuador para uma cobertura de qualidade.
4) Beber álcool antes de tatuar pode sangrar mais ou estragar o desenho?
Paulão Tattoo - Não é aconselhável a pessoa se tatuar alcoolizada, pois a tatuagem é uma decisão muito séria, e o ideal é que a pessoa esteja em sã consciência. Sem contar que aturar bêbado é um porre.
Sergio Pisani - Se você consumir muito álcool, a tatuagem começa a sangrar mais. É ruim pois no processo da tatuagem temos que limpar sangue a todo momento. Mas se beber uma dose antes não tem problema, não causa dano nenhum ao desenho. Aconselho não beber muito a ponto de dar trabalho para o tatuador.
5) Qual é a porcentagem de uma cobertura de tatuagem ficar perfeita e qual o segredo?
Sérgio Leds - Sempre fazer um clareamento com laser antes, para não correr o risco da tatuagem antiga "subir" com um tempo. O correto é sempre fazer uma aplicação de laser antes para dar uma quebrada no pigmento e poder injetar o outro.
6) Algum tatuador ainda usa material não descartável?
Sérgio Pisani - Hoje é muito difícil um tatuador não usar material descartável, porque as agulhas perdem o fio, além de serem baratas. Isso ajuda muito a gente trabalhar com um material 100% descartável. Falo pelo estúdio, mas, na rua, não sei o que acontece. Os bons tatuadores certificados não reutilizam nada.
7) É possível tatuar lugares exóticos, como língua, branco dos olhos e anus? Como faz tatuagem nesses três lugares?
Paulão Tattoo - A língua não possui derme nem epiderme, é revestida pelas papilas gustativas, que são porosas, e farão a tinta virar um grande borrão, correndo o risco de infecção.
O branco dos olhos não é possível de ser tatuado, pois o que se vê são injeções de tinta na parte branca, borrando-a com cor, ao meu ver isso não é tatuagem. E ninguém sabe o que vai acontecer com essas pessoas a longo prazo.
Já mucosa anal por ser muito rugosa e possuir uma flora bacteriana e muitos coliformes fecais. Não é aconselhável, pois o risco de infecção é alto. É possível tatuar nas proximidades. Não executo esse trabalho.