Hora 7 Técnica inacreditável: formigas formam 'ponte' e saqueiam ninho de vespas

Técnica inacreditável: formigas formam 'ponte' e saqueiam ninho de vespas

Vídeo assustador foi feito na Costa Rica e viralizou em redes sociais. Tática de ataque ainda é um mistério para a ciência

  • Hora 7 | Do R7

Formigas fizeram uma 'ponte' e saquearam o ninho de vespas

Formigas fizeram uma 'ponte' e saquearam o ninho de vespas

Reprodução/YouTube/ViralHog

Um exército de formigas mostrou como é invadir um ninho de vespas, com o uso de uma "ponte" formada por integrantes do grupo. O vídeo com a façanha assustadora viralizou no Reddit.

Apesar de ter feito sucesso recentemente, o vídeo é de 2018 e foi gravado na Costa Rica. Um grupo de formigas Eciton (chamadas, em inglês, de formigas de exército) formam uma espécie de ponte gigantesca para saquear um ninho de vespas.

Pela gravação, é possível ver que não sobrou muita coisa da colônia atacada: as últimas larvas são retiradas e transportadas através da "ponte".

A técnica é bastante complexa e já foi exaustivamente estudada por cientistas, embora ainda permança um mistério, em grande parte.

É um dos cartões de visita das chamadas "formigas de correição" — um nome que descreve cerca de 200 espécies de formigas que não fazem colônias, e sim jornadas predatórias devastadoras.

Como insetos cegos e com cérebros minúsculos conseguem atacar coordenadamente em grupos gigantescos de pilhagem? Ninguém sabe exatamente, mas estudos tentam decifrar a engenharia complexa por trás das pontes.

Dá pra uma se formando no vídeo abaixo.

Até o momento, cientistas descobriram a utilidade dessas estruturas: tornar os ataques mais rápidos e evitar que integrantes do grupo se percam no meio do caminho. É particularmente útil em terrenos íngremes ou escorregadios, concluiu uma pesquisa publicada no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Além disso, a combinação permite que as formigas desçam mais facilmente encostas ou usem a força combinada para puxar folhas e alcançar lugares de difícil acesso.

Tudo isso sem comando ou colônias fíxas. As formigas do tipo andam sem parar por florestas, em busca de presas e alimento, em grupos de até 200.000 indivíduos.

LEIA ABAIXO: Formigas matam milhões de caranguejos e chocam cientistas

Últimas