Cela luxuosa de prisioneiros gerou revolta e conta foi desativada
Reprodução/TikTok/HMP UnknownUm suposto prisioneiro que cumpre supostos sete anos de prisão viralizou no TikTok após registrar o que seria a cela dele. Ao invés de uma solitária apertada, a prisão parece mais um quarto de hotel caríssimo, com TV grande, roupas de marca, telefone, som e umidificador de ar.
A conta se chama HMP Unknown (HMP é a sigla do sistema prisional do Reino Unido, que pode ser traduzido pomposamente como "Serviço Prisional de Sua Majestade"; e "Unknown" é "desconhecido") e ganhou mais de 1 milhão de visualizações em seus diversos vídeos, antes de ser desativada, provavelmente por causa da repercussão.
Apesar do sucesso na rede social antes da desativação, é muito difícil verificar a veracidade dos vídeos ou mesmo se quem os posta é realmente um prisioneiro. Acreditar nas gravações faz parte da estranha brincadeira proposta pelo tiktoker.
Mesmo isso não impediu que pessoas revoltadas se manifestassem sobre o conteúdo dos vídeos.
Muito que disseram ser britânicos afirmaram que a vida de luxo do prisioneiro deveria ser investigada por autoridades, além de ser um possível gasto absurdo de dinheiro público.
Acomodações de hotel, segundo o próprio detento
Reprodução/TikTok/HMP Unknown"Não acredito que pago imposto para isso", disse uma das respostas.
Segundo o perfil, o prisioneiro está preso desde 2018 e permanecerá encarcerado até 2025.
Após a conta ser desativada, restou apenas um vídeo que parodia o luxo da cela apresentada.
Outras respostas a revolta de lado e tentaram buscar pistas visuais para descobrir como o sujeito consegue tais liberdades.
Um deles especulou que o detento seja um preso de categoria D, o que permite um estilo de vida mais relaxado e regras de segurança menos rígidas. Seria o equivalente ao regime aberto do sistema brasileiro, aparentemente.
Mas uma resposta apontou o que parecem ser grades na porta da cela, o que sugere que ele está em uma prisão de categoria C, o se aproxima do regime semiaberto do Brasil.
Jornais britânicos enviaram pedidos de comentário para a administração prisional do país, mas ainda não obtiveram resposta.
LEIA ABAIXO: Menor prisão do mundo tem duas celas e está quase sempre vazia