Hora 7 TikTokers comem mel congelado e têm diarreia por causa de desafio

TikTokers comem mel congelado e têm diarreia por causa de desafio

Efeito colateral é por causa da quantidade da da substância, segundo especialistas

  • Hora 7 | Filipe Siqueira, do R7

Resumindo a Notícia

  • TikTokers estão comendo mel congelado para participar de um desafio da rede social
  • Mas um efeito colateral incomodou: diarreia massiva e desarranjos digestivos
  • Especialistas alertam que mel em grandes quantidades pode causar mal-estar em muita gente
  • Parte da culpa pode ser de intolerâncias a frutose, substância presente no mel
Não faça isso em casa, alertaram especialistas

Não faça isso em casa, alertaram especialistas

Reprodução/TikTok/@daveyrz

O mundo gira e um novo desafio alimentar destrutivo é inventado no TikTok. O mais recente deles envolve comer mel congelado.

Até aí tudo bem, mas vários dos que participaram tiveram diarreia massiva como efeito colateral.

Os vídeos do desafio estão agrupados em diversas hashtags, como #FrozenHoneyChallenge, #FrozenHoneyTrend e #FrozenHoney — todas com dezenas ou centenas de milhões de visualizações e muitos usuários entraram na onda.

A ideia é bem simples e consiste em colocar mel em uma garrafa de água, deixar no freezer e depois comer assim que congelar.

@averycyrus

Brb gotta go get my stomach pumped 浪

♬ original sound - Avery

Há ainda o efeito visual de que o mel não congela totalmente e fica pastoso, o que é ótimo para impressionar a audiência.

Praticamente todos que comeram elogiaram muito o alimento, com todo aquele falso exagero típico das redes sociais.

Mas as coisas começaram a dar errado logo depois, quando vários dos participantes tiveram um profundo mal-estar e desarranjos digestivos severos.

O problema é a quantidade

Especialistas ouvidos pela rede NBC revelam que o problema não está no mel ou no fato dele estar congelado, mas sim na quantidade ingerida pelos participantes. Segundo eles, muito mel causa não apenas diarreia, mas também inchaços, cólicas estomacais e outros efeitos digestivos bastante desagradáveis.

A usuária @thenostalgiaqueen é a prova de que pode ser doloroso comer mel como se fosse uma barra de chocolate, como é possível ver no vídeo abaixo.

"O mel é ótimo, comê-lo em pequenas quantidades para adoçar é realmente uma relação saudável com a comida, mas usá-lo para conseguir muitos seguidores e atenção e comê-lo em quantidades excessivas é uma loucura", explicou a nutricionista Kristin Kirkpatrick.

Ela também explicou que um terço da população tem algum grau de intolerância à frutose, o que pode agravar os efeitos adversos ao comer muito mel.

Após as primeiras reações adversas, alguns dos tiktokers experimentaram misturar xarope de milho ao mel, como forma de diluir a frutose e manter o sabor.

Mesmo com essas mudanças, os especialistas afirmam que esse tipo de tendência inconsequente de redes sociais pode ser bem perigosa, principalmente para crianças.

"Eu me preocupo com as crianças que vão ao TikTok para ter informações e, em seguida, seguem as últimas tendências e não entrar em sintonia com seu próprio estômago", afirmou de forma um tanto poética Lisa Young, professora de nutrição da Universidade de Nova York, também para a NBC.

LEIA ABAIXO: Estrela da TV fica com cicatrizes no rosto após seguir dica do TikTok

Últimas