Resumindo a Notícia
- Um vídeo mostrou uma avalanche no momento em que atinge 10 turistas
- Acena gravada no Quirguistão viralizou no fim de semana
- Apesar das imagens assustadoras, ninguém morreu no acidente
- Um dos sobreviventes revelou ter pensado que todos morreriam soterrados pela neve
Momentos antes de ser engolido por um monte de neve
Reprodução/Instagram/@harryshimminUm turista britânico mostrou, em todos os detalhes, como é aterrorizante encarar uma avalanche. Harry Shimmin visitava o Quirguistão quando foi pego pelo deslizamento de neve e filmou toda a cena.
O turista fazia uma visita guiada às montanhas Tian Shan, na Ásia Central, com outros 10 companheiros, quando uma geleira desceu a encosta de um penhasco, na última sexta-feira (8).
O vídeo filmado por ele captura exatamente a sensação de encarar algo inescapável. Na gravação é possível ver que todo o grupo é engolido pela neve e não pode fazer muita coisa além de procurar abrigo.
Apesar das imagens assustadoras, todos sobreviveram — uma integrante do grupo ficou com um corte profundo no joelho.
Em entrevista ao programa britânico This Morning, Harry deixou bem claro que achou que todos iriam morrer.
"Acho que a diferença entre a vida e a morte naquele momento era de cerca de 20 metros", disse ele.
O turista aproveitou o momento para responder um questionamento que surgiu após o vídeo viralizar: por que eles não fugiram da neve que chegava rapidamente?
"Eles [os questionamentos] são completamente justificados. No entanto, o que o vídeo não mostra é a queda que está bem atrás de mim, e a única direção para correr é direto para a avalanche", revelou Harry.
O grupo só sobreviveu porque apenas um pouco de neve o cobriu. "Havia apenas alguns centímetros de neve em cima de mim, então felizmente não fui enterrado ou algo assim", disse o turista.
LEIA ABAIXO: Alpinista envia selfie para a família 20 minutos antes de ser morto por avalanche