Resumindo a Notícia
- Um vídeo do governo dos EUA mostrou os perigos do preparo do peru do dia de Ação de Graças
- A gravação revela que a iguaria pode se tornar uma bomba
- Tudo porque muita gente não descongela a ave antes do preparo
- O gelo reage ao óleo, e eles entram em chamas instantaneamente
Pior que um coquetel Molotov
Reprodução/Twitter/@USCPSCUm vídeo totalmente insano publicado pelo governo dos Estados Unidos mostrou como não fritar um peru, o prato típico do feriado do Dia de Ação de Graças — comemorado principalmente no Canadá e nas ilhas do Caribe, além de nos EUA.
No Twitter, o perfil da USCPSC (Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA) mostrou com muito humor (e choque visual) como um peru pode se tornar uma bomba inflamável.
"Se você for fritar o peru neste ano, verifique se ele está descongelado. Siga as instruções do fabricante para usar sua fritadeira. Apenas frite um peru fora e longe de sua casa. Nunca use fritadeiras de peru na garagem nem na varanda", disse a agência.
A publicação ainda fez uma autocrítica e afirmou que vídeos do tipo são usados para "tirar sarro de americanos", como prova de que eles não sabem cozinhar.
O vídeo é publicado anualmente para lembrar os riscos de usar uma fritadeira de peru, um dispositivo criado justamente para preparar rapidamente a iguaria inteira. Como o preparo é mais rápido, ele se tornou mais popular do que fornos e grelhas.
Segundo a mesma série de tuítes, no Dia de Ação de Graças o número de incêndios domésticos triplica no país.
A explicação é simples: muitos americanos não descongelam a carne antes de fritar, e a água congelada vaporiza rapidamente e reage ao óleo, tornando-se extremamente inflamável.
O fenômeno tem até nome: explosão por ebulição. É o mesmo perigo de tentar apagar uma panela de óleo em chamas com água.
LEIA ABAIXO: Cachoeira misteriosa tem fogo que nunca apaga e atrai turistas