Hora 7 Vídeo restaurado mostra o fim da vida do último lobo-da-tasmânia

Vídeo restaurado mostra o fim da vida do último lobo-da-tasmânia

Benjamin viveu até 1936, quando a espécie foi declarada extinta. Uma restauração em 4K relembra como ele era

  • Hora 7 | Filipe Siqueira, do R7

Reprodução/YouTube/NFSA Films

Um arquivo público australiano lançou uma nova versão de uma das filmagens que mostram os últimos momentos do lobo-da-tasmânia. A filmagem é estrelada por Benjamin, o último exemplar conhecido dos lobos da região, três anos antes da espécie ser declarada oficialmente extinta.

O vídeo foi feito em 1933, em preto e branco, pelo zoológo David Fleay, nas dependências do Zoológico de Hobart, na Tasmânia.

A filmagem foi colorida e ganhou definição em 4K, antes de ser lançada na terça-feira (7), pelo NFSA (National Film and Sound Archive of Australia). A data foi escolhida pelo dia 7 de setembro ser Dia Nacional das Espécies Ameaçadas.

Segundo o NFSA, existem cerca de 12 vídeos com os últimos anos de vida do animal, totalizando cerca de 3 minutos.

Benjamin morreu em 1936, o que declarou oficialmente o fim da espécie, há 85 anos.

O lobo-da-tasmânia era uma espécie nativa da ilha e estimativas apontam que existiam cerca de 5.000 deles por lá quando os colonizadores europeus chegaram.

A caça desenfreada, destruição de habitat e o crescimento populacional de animais concorrentes — como o dingo — causaram um rápido declínio da espécie.

Recentemente, vídeos publicados em redes sociais apontaram que o animal foi avistado em estado selvagem em florestas da Austrália. Mas os registros foram considerados "ambíguos" por especialistas e estudiosos da vida selvagem.

LEIA ABAIXO: Bico-de-tamanco: a ave tão estranha que é difícil crer que seja real

Últimas