Milhares de ratos invadem cidades da Austrália e moradores temem retorno de praga nacional
Habitantes de duas cidades contam que rios e praias ficaram 'vivos' e com um fedor insuportável por causa dos roedores
Hora 7|Do R7
Moradores de uma cidade costeira da Austrália estão horrorizados com uma praga de ratos na região. O pequeno município de Karumba, no nordeste do país, registrou a chegada massiva de roedores "há algumas semanas", e o número deles só aumenta.
Registros publicados em redes sociais mostram milhares de roedores espalhados na região, em praias, terrenos e perto da água. A suspeita é que eles estão chegando por terra e água.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
No início de outubro, moradores de Richmond, a 740 km de distância, também perceberam um aumento assustador da população de ratos.
Por lá, administradores já registraram milhões de dólares em perdas de colheitas, equipamento agrícola e material de irrigação.
"Os ratos estão por toda parte agora. Tivemos uma forte praga há cerca de dez anos, mas acho que esta pode superá-la", afirma Luke Wharton, em entrevista à rede ABC Austrália.
Em Karumba, o leito do rio local e a costa estão tomados de roedores, vários deles já mortos. "O leito do rio fede. Ontem à noite, sob o luar, o rio estava verdadeiramente vivo com eles", disse um pescador da região, ainda assustado.
Além disso, ratos mortos servem de comida para "três ou quatro outros ratos", segundo relatos, o que torna a experiência ainda mais chocante.
Segundo registros de administradores da região, uma estação de cheia e uma colheita farta criaram condições para a superpopulação atual de roedores nas duas cidades.
Leia também
Para piorar, o problema pode se espalhar: em 2021, uma praga de roedores atingiu grande parte do território australiano e chegou a ameaçar invadir metrópoles, como Sydney. O medo era que durasse até dois anos, mas acabou por diminuir de proporção antes do fim de 2022.
Para combater os bandos de ratos, agricultores usaram tratores, colheitadeiras e queimadas.
Imagens fortes! Cães matam 700 ratos em fazenda e batem recorde