Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Hora 7
Publicidade

Teoria da conspiração bizarra afirma que neve é uma criação do governo dos EUA e de Bill Gates

Vídeos em redes sociais mostram que a neve parece não derreter e ainda fica escurecida quando queimada pelo fogo

Hora 7|Filipe Siqueira, do R7


Não está derretendo!!
Não está derretendo!!

O inverno chegou ao Hemisfério Norte e com ele a volta de uma das teorias da conspiração mais bizarras dos últimos tempos: a que afirma que a neve não é algo natural, mas sim uma criação do governo dos Estados Unidos ou do bilionário Bill Gates — ou de ambos.

Como quase todas as estranhas tendências culturais recentes, os questionamentos sobre a neve surgiram no TikTok, em vídeos onde pessoas queimam bolas de neve, ou ainda questionam o motivo de não gotejar água delas.

Alguns vídeos até acusaram o presidente norte-americano Joe Biden de ser o arquiteto da neve.

Conspiracionistas encucados com o comportamento da neve, no entanto, não surgiram neste inverno.

Publicidade

A onda mais famosa começou em 2021, no Texas (EUA), onde cidadãos adultos publicaram vídeos com isqueiros queimando gelo e ficaram assustados em como ele ficou escurecido pelas chamas.

Ou ainda a colocaram ao lado de um gelo, à espera do mesmo comportamento.

Publicidade

Um secador de cabelo também foi incapaz de fazer a neve derreter como o esperado.

Mas, a ciência consegue explicar o fenômeno e afirma ainda que tudo não passa de um caso de "viés de confirmação", onde pessoas destreinadas enxergam apenas o que esperam ver.

Publicidade

Em resposta a uma onda anterior da teoria da "neve falsa", iniciada em janeiro de 2014, quando nevou em estados dos sul dos Estados Unidos, algo considerado raro.

Leia também

No YouTube, o astrônomo e divulgador científico Phil Plait disse que o fenômeno pode ser explicado pela chamada "sublimação".

"À medida que parte da neve derrete, o restante absorve a água. É por isso que não parece pingar; a bola de neve se torna uma bola parcialmente derretida", revelou Plait.

"Eles [que queimam as bolas de neve] testaram apenas parte do caminho; não terminaram o teste deixando a bola de neve realmente derreter", completa o astrônomo.

Segundo Plait, a neve fica preta porque partes dela absorvem butano, um gás liberado pelos isqueiros. Por isso a neve queimada em velas fica muito menos preta.

LEIA ABAIXO: Pessoas estão queimando torres 5G por causa de teorias da conspiração

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.