Notícias Inscrições para o Fies 2021 começam nesta terça-feira

Inscrições para o Fies 2021 começam nesta terça-feira

Agência Estado

As inscrições para o novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre de 2021 começam nesta terça-feira, 27. Candidatos que, entre 2010 e 2020, obtiveram nota média igual ou superior a 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever até às 23h59 de sexta-feira, dia 30. Os pré-selecionados serão divulgados no próximo dia 3 de agosto. Nesta edição são oferecidas 69 mil vagas em mais de 1,3 mil instituições privadas de ensino superior. Interessados devem realizar a inscrição através do portal do programa. (http://portalfies.mec.gov.br).

Também podem concorrer ao financiamento, desde que atendam às condições previstas no edital, candidatos que já concluíram o ensino superior, tenham sido beneficiários de financiamento estudantil ou sejam bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni). Por outro lado, os que zeraram a redação do Enem ou fizeram o exame na condição de treineiro não podem se inscrever.

Inscritos que não forem selecionados na chamada única serão incluídos em uma lista de espera e podem ser convocados entre os dias 4 e 31 de agosto.

Instituído em 2001, pela Lei nº 10.260, o Fies tem como objetivo conceder financiamento estudantil em cursos superiores particulares. As instituições aderentes precisam ter avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC). O novo Fies divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando, segundo o governo federal, juros zero a quem mais necessita e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Quem pode participar

Podem se inscrever candidatos que participaram do Enem entre 2010 e 2020 e tenham obtido nota média igual ou superior a 450, além de nota superior a zero na redação. Existem restrições relativas à renda familiar bruta mensal por pessoa, que não pode ultrapassar três salários mínimos e nem ser inferior a um salário mínimo. Têm prioridade na seleção candidatos que não tenham concluído o ensino superior e nem tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil anteriormente.

Como se inscrever

Para se candidatar, é necessário acessar o sistema de inscrição por meio do site do Fies. Em seguida, clicar nas opções "Minha Inscrição" e "Fazer Cadastro". O candidato será direcionado para o portal Gov.br e deverá preencher as informações solicitadas.

Após essa etapa, o postulante será direcionado novamente para a página do Fies, onde deve clicar em "Entrar com Gov.br". Depois de informar o CPF e a senha cadastrada, será redirecionado para o sistema de inscrição do Fies. Nesta página, é preciso preencher novamente as informações solicitadas.

Pré-selecionados e lista de espera

Os pré-selecionados na chamada única do Fies devem complementar a inscrição entre os dias 4 a 6 de agosto. Já os demais candidatos serão incluídos automaticamente na lista de espera e podem disputar uma das vagas. A convocação por meio deste grupo será entre os dias 4 e 31 de agosto. Pelo regulamento, os candidatos pré-selecionados na lista de espera deverão complementar sua inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação pelo FiesSeleção.

Cronograma do Fies 2021

- 27 a 30 de julho: inscrições;

- 3 de agosto: divulgação dos candidatos pré-selecionados;

- 4 a 6 de agosto: pré-selecionados precisam complementar informações da inscrição;

- 4 a 31 de agosto de 2021: podem ser convocados candidatos da lista de espera, que devem complementar a inscrição no prazo de 3 (três) dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção.

Últimas