Novo Coronavírus

Internacional 58 pessoas apresentaram testes falsos de covid em aeroporto belga

58 pessoas apresentaram testes falsos de covid em aeroporto belga

Número corresponde a 0,2% dos 29 mil passageiros que embarcaram na primeira semana após a retomada das viagens

  • Internacional | Do R7

Governo abriu um local de testes dentro do próprio aeroporto de Bruxelas

Governo abriu um local de testes dentro do próprio aeroporto de Bruxelas

Yves Herman / Reuters - 28.4.2021

Na primeira semana em que as viagens não-essenciais foram retomadas na Bélgica, de 19 a 25 de abril, 58 pessoas foram flagradas tentando embarcar em voos no aeroporto da capital, Bruxelas, apresentando testes falsos de covid-19.

Leia também: Bélgica fecha fronteiras para viajantes procedentes do Brasil

Isso corresponde a 0,2% das cerca de 29 mil pessoas que viajaram para o exterior nesse período, segundo as autoridades belgas.

"É uma minoria persistente, mas essas poucas pessoas estão impedindo que todos os outros que fizeram certo e podem apresentar um teste negativo real possam viajar com segurança", disse a procuradora Ine Van Wymersch ao jornal Het Nieuwsblad.

Todos os 58 passageiros receberam multas de 750 euros (cerca de R$ 4,9 mil). Os que não pagarem podem ser processados criminalmente. A pena para esse tipo de violação pode incluir uma sentença de até 5 anos de prisão e uma multa que pode chegar a 2 mil euros (o equivalente a R$ 13 mil).

Retomada com cuidados

As viagens foram retomadas na Bélgica em 19 de abril após meses de fronteiras fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus. O governo do primeiro-ministro Alexander De Croo, no entanto, tentou desaconselhar que as pessoas saiam do país neste momento.

Ao retornar ao país, o passageiro precisa preencher um formulário com todos os seus dados pessoais e de viagem, para facilitar o rastreio de contatos caso tenha contraído o coronavírus no exterior. Também foram criados centros de testagem rápida dentro dos aeroportos.

De acordo com o banco de dados da Univerisdade Johns Hopkins, a Bélgica tem até o momento pouco mais de 986 mil casos confirmados e 24.185 mortes por conta da covid-19.

Últimas