Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aeroporto de La Palma é reaberto após remoção de cinzas da pista

Terminal ficou interditado por 24 horas devido à erupção vulcânica que espalhou detritos pela região sudoeste da Espanha

Internacional|

Pistas do aeroporto de La Palma foram liberadas neste domingo
Pistas do aeroporto de La Palma foram liberadas neste domingo Pistas do aeroporto de La Palma foram liberadas neste domingo

O aeroporto da ilha espanhola de La Palma (Canárias) foi reaberto neste domingo (26), 24 horas depois de ter sido fechado por causa das cinzas da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou a administradora espanhola de aeroportos. 

Graças ao trabalho de limpeza das cinzas durante a noite, "o aeroporto de La Palma está de novo em operação", anunciou a Aena no Twitter. "Agora pode operar com a aprovação prévia do plano de [cada] voo" pelas autoridades de controle de tráfego aéreo, acrescentou o órgão.

A Aena aconselhou os viajantes, porém, a verificarem com sua companhia aérea antes de irem ao aeroporto, fechado neste sábado (25) devido ao acúmulo de cinzas vulcânicas nas pistas.

A medida causou longas filas no porto de Santa Cruz de La Palma, com viajantes tentando ir de balsa para as ilhas vizinhas, em particular Tenerife.

Publicidade

O fechamento do aeroporto coincidiu com o aparecimento de novos fluxos de lava, o desabamento de parte do cone e a intensificação da atividade do vulcão, que entrou em erupção no último domingo (19).

Essa situação motivou a evacuação de outra área da ilha no sábado, elevando a mais de 6.200 o número de ilhéus que tiveram que deixar sua casa nesta semana.

Publicidade

De acordo com os últimos dados do Copernicus, o sistema de medição geoespacial europeu, a lava já destruiu 461 imóveis — ou seja, mais 41 em 24 horas — e cobriu cerca de 212 hectares nessa ilha, cuja atividade econômica mais importante é o cultivo de banana.

As duas erupções anteriores em La Palma ocorreram em 1949 e 1971, causando a morte de três pessoas, duas delas por inalação de gases.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.