Reino Unido

Internacional Afeganistão: Reino Unido enviará tropas para resgatar britânicos

Afeganistão: Reino Unido enviará tropas para resgatar britânicos

Avanço do Talibã no território afegão motivou decisão de mobilizar cerca de 600 militares em uma missão temporária 

AFP
Cerca de 600 militares britânicos serão enviados ao Afeganistão

Cerca de 600 militares britânicos serão enviados ao Afeganistão

HOSHANG HASHIMI / AFP

O Reino Unido irá mobilizar temporariamente cerca de 600 militares no Afeganistão, para ajudar os cidadãos britânicos a deixar aquele país, após o avanço do Talibã, anunciou o governo britânico nesta quinta-feira (12).

"Autorizei o envio de militares adicionais para apoiar a presença diplomática em Cabul, ajudar os cidadãos britânicos a deixar o país e apoiar a realocação dos antigos funcionários afegãos que colocaram suas vidas em risco trabalhando ao nosso lado", declarou o ministro da Defesa, Ben Wallace.

"A segurança dos cidadãos britânicos, dos militares britânicos e dos antigos trabalhadores afegãos é a nossa prioridade."

A mobilização militar terá "um prazo curto, devido à violência crescente e à deterioração rápida da segurança naquele país", assinalou o ministério.

Os funcionários da embaixada em Cabul foram reduzidos a uma pequena equipe, concentrada em prestar serviços consulares e de emissão de vistos àqueles que precisam deixar o Afeganistão rapidamente. A chancelaria britânica recomendou hoje a seus cidadãos que se retirem daquele país o quanto antes.

As tropas enviadas irão ajudar no traslado dos britânicos que ainda estão no país e na aceleração do programa de realocação dos afegãos que trabalharam para a missão do Reino Unido naquele país nas últimas décadas, informou o ministério.

Últimas