Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ahmadinejad diz estar pronto para ser 'o primeiro iraniano no espaço'

Iranianos pretendem realizar um voo espacial tripulado até 2020

Internacional|

Presidente afirmou que o país pretende ter um astronauta em quatro ou cinco anos
Presidente afirmou que o país pretende ter um astronauta em quatro ou cinco anos Presidente afirmou que o país pretende ter um astronauta em quatro ou cinco anos

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, afirmou nesta segunda-feira (4) estar pronto "para ser o primeiro homem enviado ao espaço" pelos cientistas iranianos no contexto de um ambicioso programa nacional que pretende realizar um voo espacial tripulado até 2020.

"A nossa juventude está determinada para que nos próximos quatro ou cinco anos seja enviado um homem ao espaço. Tenho certeza que isto vai acontecer. Estou pronto para ser o primeiro iraniano a ser sacrificado pelos cientistas do meu país e ir ao espaço, embora eu saiba que há um grande número de candidatos", brincou durante uma cerimônia na qual foram revelados dois novos satélites de fabricação iraniana em Teerã, segundo a agência de notícias Irna.

Toureiro “pirata” leva chifrada, mas corta duas orelhas do animal durante torneio no México

Polícia londrina investiga roubo de identidade de crianças mortas

Publicidade

Viagem de macaco ao espaço pode ser grande mentira do Irã

Em tom de brincadeira, Ahmadinejad disse que estava disposto a "se leiloar e doar" o dinheiro arrecadado para o orçamento do programa espacial iraniano, para ajudar a superar as sanções internacionais econômicas que visam Teerã devido a questão nuclear, informou a agência de notícias Isna.

Publicidade

O Irã, que indicou no final de janeiro ter concluído um voo suborbital em uma cápsula contendo um pequeno macaco, quer enviar um homem ao espaço até 2020.

Na segunda-feira, o presidente Ahmadinejad participou da apresentação de dois pequenos satélites, "Nahid" e "Zohreh" (Vênus em farsi e árabe).

Publicidade

Nahid, satélite de observação por câmera equipado com paineis solares, deve ser colocado em órbita entre 250 km e 370 km de altitude, o que o Irã já conseguiu fazer três vezes desde 2009.

Zohreh é um satélite geoestacionário de comunicações que deve ser colocado a uma altitude de 36.000 km, o que o Irã ainda não realizou.

Nenhuma data de lançamento foi estabelecida.

As grandes potências ocidentais e Israel estão preocupadas com o programa espacial do Irã, suspeito de ter o objetivo de desenvolver mísseis capazes de transportar potenciais armas nucleares.

O Irã sempre afirmou que seu programa espacial é pacífico e que não tem a intenção de adquirir armas nucleares.

Veja as imagens do dia

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.