Alemanha autoriza entrega de tanques Leopard a Ucrânia
Kiev receberá 14 unidades diretamente do governo alemão e deve negociar com outros países mais blindados desse modelo
Internacional|Do R7

A Alemanha autorizou a entrega de tanques Leopard 2 à Ucrânia, anunciou o porta-voz do governo alemão, Seffen Hebestreit, em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (25).
De acordo com o porta-voz, a Alemanha entregará 14 tanques Leopard 2A6 à Ucrânia e permitirá aos países europeus que assim desejarem fornecerem a Kiev os veículos blindados em seu poder.
O modelo 2A6 é mais recente e aperfeiçoado do que os 2A4 que Polônia e Finlândia querem entregar.
"O objetivo é reunir, rapidamente, dois batalhões de tanques com o Leopard 2 para a Ucrânia", disse o porta-voz, após a reunião do conselho de ministro realizada nesta quarta.
O treinamento das forças ucranianas para o uso desses tanques "começará em breve na Alemanha", acrescentou Hebestreit.
O pacote acordado após intensas negociações com os aliados da Ucrânia inclui apoio logístico, munição e manutenção desses tanques de combate.
"Essa decisão está de acordo com nossa linha, que consiste em apoiar a Ucrânia com todas as nossas capacidades. Agimos de maneira estritamente coordenada e concertada em nível internacional", disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, em um comunicado.
Leia também
O primeiro-ministro conservador britânico, Rishi Sunak, saudou nesta quarta-feira a entrega dos tanques pela Alemanha, chamando-a de "decisão certa dos aliados e amigos da Otan".
"Juntamente com os britânicos Challenger 2", os tanques alemães "reforçarão o poder de fogo defensivo da Ucrânia" contra a invasão russa, afirmou no Twitter.
O Leopard 2 é um tanque pesado que a Ucrânia pede há meses à Alemanha e às potências ocidentais, e um ativo de renome mundial suscetível de causar um impacto "significativo" no campo de batalha. De momento, não há nenhuma decisão sobre a entrega desse ...
O Leopard 2 é um tanque pesado que a Ucrânia pede há meses à Alemanha e às potências ocidentais, e um ativo de renome mundial suscetível de causar um impacto "significativo" no campo de batalha. De momento, não há nenhuma decisão sobre a entrega desse tipo de tanque para a Ucrânia, assinalou nesta sexta-feira (20) o novo ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, na base americana de Ramstein, no oeste da Alemanha, onde está reunido com outros aliados de Kiev