Coronavírus

Internacional Alemanha: mais de 8 mil podem ter sido vacinados com soro fisiológico

Alemanha: mais de 8 mil podem ter sido vacinados com soro fisiológico

Enfermeira que postava conteúdos contra vacinas é acusada de substituir imunizante por solução salina na região da Saxônia

Mais de 56% da população alemã já foi vacinada contra a covid-19

Mais de 56% da população alemã já foi vacinada contra a covid-19

Kai Pfaffenbach/Reuters - 07.01.2021

Cerca de 8 mil pessoas foram convocadas a se vacinar novamente contra a covid-19 na região da Saxônia, no norte da Alemanha, depois que a polícia descobriu que mais de 10 mil doses de imunizantes podem ter sido substituídas por soro fisiológico.

Leia também: Mais de 4 mil indianos recebem água do mar no lugar de vacinas

O escândalo começou a vir à tona em abril, quando uma enfermeira de 40 anos, que postava diversos conteúdos contra o isolamento e as medidas tomadas pelo governo local, passou a ser investigada e admitiu que trocou o conteúdo de seis seringas por soro.

Ela trabalhou entre 5 de março a 20 de abril em um posto de vacinação na cidade de Friesland e disse inicialmente que fez a troca porque deixou cair uma ampola de vacina cheia.

No entanto, as autoridades realizaram testes de imunidade com dezenas de moradores da região e descobriram que seus níveis de anticorpos não eram compatíveis com os de pessoas que receberam o imunizante da Pfizer que era aplicado no local.

Ainda não se tem uma noção exata de quantas pessoas foram atingidas, mas como o grupo de possíveis afetados inclui pessoas de mais de 70 anos, o governo local está convocando em massa para uma nova dose.

"Temos que evitar o dano causado por essas pessoas, mesmo que não saibamos quantas pessoas foram realmente afetadas", disse o conselheiro distrital, Sven Ambrosy, segundo o jornal Süddeutsche Zeitung.

Últimas