Internacional Alerta do Unicef: 19 mil crianças cruzaram selva rumo aos EUA

Alerta do Unicef: 19 mil crianças cruzaram selva rumo aos EUA

Trecho de 266 km entre Colômbia e Panamá tornou-se um corredor para migrantes que partem de países da América do Sul

AFP
Fluxo de crianças rumo aos EUA já é três vezes maior que o verificado nos últimos cinco anos

Fluxo de crianças rumo aos EUA já é três vezes maior que o verificado nos últimos cinco anos

Raul ARBOLEDA / AFP

Cerca de 19 mil crianças migrantes cruzaram neste ano a selva inóspita e perigosa do Darien, entre a Colômbia e o Panamá, a caminho dos Estados Unidos, alertou o Unicef nesta segunda-feira (11).

"O número de crianças migrantes que cruzaram a selva de Darien a pé atingiu seu máximo histórico", apesar de ser "um dos lugares mais perigosos para os migrantes que tentam chegar à América do Norte", aponta um relatório do Unicef.

O fluxo de crianças "até agora neste ano é quase três vezes maior que o registrado nos cinco anos anteriores somados", acrescentou o Unicef. 

A selva de Darien, de 266 km, tornou-se um corredor para migrantes que, da América do Sul, tentam cruzar a América Central e o México a caminho dos Estados Unidos.

Mais de 91 mil migrantes passaram pela floresta virgem, de 575 mil hectares, em 2021, segundo o cadastro atualizado até outubro do Sistema Nacional de Migração do Panamá, número equivalente ao total dos cinco anos anteriores. 

Eles são, em sua maioria, haitianos e cubanos, embora também existam pessoas de vários países da Ásia e da África.

Segundo o Unicef, um em cada cinco desses migrantes são crianças, principalmente do Haiti ou de pais haitianos que os tiveram durante estadas no Chile ou no Brasil. Metade dos 19 mil tem menos de 5 anos.

Últimas