Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Amigos temem pela vida de músico cubano preso, opositor ao regime

Autor de música que embalou os protestos de 11 de julho, Maykel Osorbo estaria com a saúde comprometida em um presídio

Internacional|Do R7

Osorbo protesta com algemas nos punhos
Osorbo protesta com algemas nos punhos Osorbo protesta com algemas nos punhos

Amigos do rapper cubano Maykel Castillo "Osorbo", que foi detido há cerca de um mês e está preso em uma penitenciária de segurança máxima em Cuba, temem pela saúde do artista. Eles afirmam que ele está incomunicável há mais de dez dias.

Osorbo é um dos autores da música Patria y Vida, que se tornou o hino dos manifestantes que participaram dos protestos contra o governo cubano em 11 de julho. Em novembro, ela recebeu um dos prêmios do Grammy Latino.

Em uma postagem no Facebook, feita no último sábado, a ativista Anamely Ramos, que vive em Miami (EUA), disse que fazia nove dias que ninguém conseguia fazer contato com Osorbo. Ele teria feito contato rápido com uma amiga no dia 2 de dezembro. Antes, a última notícia do artista tinha sido em 19 de novembro, o dia seguinte ao Grammy.

Segundo ela, Osorbo estaria doente e sua vida corre perigo na prisão. O músico havia contado de uma greve de fome e sede que durou seis dias, e que tinha passado outros quatro na solitária. Também relatou que teve atendimento médico por causa de gânglios inflamados, cansaço e febre.

Publicidade

Detido há mais de seis meses em Cuba, o músico não pôde viajar para a cerimônia de premiação do Grammy, que aconteceu em Las Vegas (EUA). 

No início de dezembro, o compositor Yotuel Romero, que escreveu Patria y Vida com Osorbo, disse que o colega estava incomunicável e nem sua advogada conseguia permissão para falar com ele.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.