Logo R7.com
RecordPlus

Amizade transatlântica: amigas que só se falavam por cartas se encontram após mais de 50 anos

Debbie, dos EUA e Jane, da Inglaterra, começaram a trocar cartas aos 11 anos; amizade sobreviveu à distância até o tão esperado encontro

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Debbie Houschild, dos EUA, e Jane Bean, da Inglaterra, se conheceram aos 11 anos por meio de um programa infantil nos anos 1970.
  • As duas começaram a trocar cartas em 1974 e continuaram a se corresponder por e-mail nos anos 2000.
  • Após 50 anos de amizade à distância, elas se encontraram em Londres em setembro de 2024, vivendo um momento emocionante de reencontro.
  • Apesar das décadas de distância, o vínculo permaneceu forte, e já há planos para novas visitas entre elas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Jane Bean e Debbie Houschild, que se encontraram pela primeira vez depois de 50 anos Divulgação/Debbie Houschild

Depois de mais de meio século trocando cartas, e-mails e lembranças, Debbie Houschild, dos Estados Unidos, e Jane Bean, da Inglaterra, finalmente se encontraram. As duas se conheceram por meio de um programa infantil nos anos 1970, que convidava crianças a escreverem para colegas de outros países.

As amigas começaram a se corresponder em 1974, quando tinham apenas 11 anos. Na época, o contato era feito exclusivamente por cartas enviadas pelo correio. Já nos anos 2000, a dupla passou a trocar mensagens por e-mail.


Leia mais

Em 2024, ao perceberem que comemoravam 50 anos de correspondência, Debbie decidiu viajar à Inglaterra para conhecer a amiga. O encontro aconteceu em Londres, em setembro, e foi filmado pela filha da norte-americana, que divulgou um vídeo nas redes sociais.

“Foi muito emocionante. Nós duas imediatamente nos abraçamos, tipo ‘finalmente’”, contou Debbie ao jornal New York Post. Jane disse à rede britânica BBC que a sensação foi de reencontrar uma velha amiga.


“Parecia tão natural, como se já nos conhecêssemos. Foi como encontrar qualquer um dos meus amigos de longa data”, contou a britânica, que é natural de Sittingbourne.

Amizade nasceu de programa de TV

Amizade foi mantida por meio de troca de cartas por várias décadas Divulgação/Debbie Houschild

A correspondência entre as duas começou graças ao Big Blue Marble, programa educativo norte-americano que, ao fim de cada episódio, oferecia aos espectadores a chance de pedir um amigo por correspondência de outro país.


Debbie, que vive em Nova Jersey, acredita que enviou sua primeira carta após assistir ao programa; Jane, por outro lado, acha que a conexão pode ter vindo também por meio de uma famosa revista infantil britânica.

Na infância, as meninas trocavam cartas, cartões e fotos, compartilhando gostos musicais e segredos da adolescência. Debbie levou ao encontro uma pilha dessas cartas antigas, presente que emocionou Jane.


“Era realmente como ter uma amiga da minha idade, só que nunca nos víamos pessoalmente”, disse Debbie.

@shiver.me.kimbers.nj

DEB FINALLY MET HER PEN PAL AFTER 51 YEARS 🥹🥹🥹 #london #penpal

♬ Bittersweet Symphony - Marc Scibilia

Planos para o futuro

O reencontro foi tão marcante que já há planos para uma nova visita. “Nunca diga nunca”, afirmou Jane à BBC, sobre a possibilidade de ir aos Estados Unidos. Debbie respondeu: “Eu adoraria voltar”.

Mesmo com décadas de distância, as duas afirmam que o vínculo nunca se perdeu. “Foi mais difícil manter o contato na vida adulta, mas nunca deixamos de nos falar de alguma forma”, resumiu Debbie.

Perguntas e Respostas

 

Quem são Debbie e Jane?

 

Debbie Houschild é dos Estados Unidos e Jane Bean é da Inglaterra. Elas começaram a se corresponder aos 11 anos, em 1974, por meio de um programa infantil que incentivava crianças a escreverem para colegas de outros países.

 

Como começou a amizade entre elas?

 

A amizade começou através do programa educativo norte-americano Big Blue Marble, que oferecia aos espectadores a oportunidade de pedir um amigo por correspondência de outro país. Debbie acredita que enviou sua primeira carta após assistir ao programa, enquanto Jane acha que a conexão pode ter vindo de uma revista infantil britânica.

 

Quando elas se encontraram pela primeira vez?

 

Debbie e Jane se encontraram pela primeira vez em setembro de 2024, após mais de 50 anos de correspondência. O encontro ocorreu em Londres, e foi filmado pela filha de Debbie.

 

Como foi o reencontro?

 

O reencontro foi descrito como emocionante. Debbie mencionou que elas se abraçaram imediatamente, sentindo que era um momento esperado. Jane disse que a sensação foi de reencontrar uma velha amiga, como se já se conhecessem.

 

O que elas trocaram durante a amizade?

 

Durante a infância, Debbie e Jane trocaram cartas, cartões e fotos, compartilhando gostos musicais e segredos da adolescência. Debbie levou ao encontro uma pilha de cartas antigas, o que emocionou Jane.

 

Quais são os planos futuros delas?

 

Após o reencontro, já há planos para uma nova visita. Jane mencionou a possibilidade de ir aos Estados Unidos, e Debbie expressou que adoraria voltar a se encontrar.

 

Como elas descrevem o vínculo entre elas?

 

Apesar das décadas de distância, Debbie e Jane afirmam que o vínculo nunca se perdeu. Debbie comentou que foi mais difícil manter o contato na vida adulta, mas elas sempre encontraram maneiras de se comunicar.

 

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.