Rússia x Ucrânia

Internacional Análise: Sobre conflito entre Rússia e Ucrânia, Terceira Guerra Mundial é hipótese remota

Análise: Sobre conflito entre Rússia e Ucrânia, Terceira Guerra Mundial é hipótese remota

Tudo indica que os russos sairão militarmente vitoriosos, pois não há força bélica no mundo disposta a apartar essa briga de vizinhos

  • Internacional | Marco Antonio Araujo, do R7

Tanques e soldados russos estão nas ruas da Ucrânia

Tanques e soldados russos estão nas ruas da Ucrânia

ANATOLII STEPANOV / AFP - 24.02.22

A hipótese de o conflito entre Rússia e Ucrânia eclodir uma guerra mundial é pouco provável. O jogo de tabuleiro escolhido por Putin é bem específico. Ele não quer avançar, mas recuperar territórios.

A Rússia não quer, nem vai, nem pode, chamar a Otan para um confronto final. Os impérios asiáticos estão bem mais interessados em consolidar suas fronteiras geopolíticas (e econômicas) do que espezinhar uma Europa combalida e os EUA atordoados com a pior geração de diplomatas de sua história.

Mas guerra é guerra. Muitos sofrem e outros tantos pagarãom com a vida —  majoritariamente cidadãos inocentes e jovens soldados. São esses que sempre estão na linha de frente — avatares das ambições e desumanidades dos déspotas de gabinete surgidos após a 2ª Guerra Mundial. 

Tudo indica que os russos sairão militarmente vitoriosos. Não há força bélica no mundo disposta a apartar essa briga de vizinhos. Sanções comerciais estão previstas, todos sabem, então não haverá surpresa para nenhum dos lados.

O que pessoas sensatas deveriam esperar é que a ocupação seja feita de forma rápida, com o mínimo de baixas possíveis. Difícil imaginar que soldados americanos, ingleses ou franceses  se juntem a essa carnificina.

Já não se fazem mais guerras como antigamente. Que bom.

Últimas