Análise: vitória nas eleições legislativas amplia base e abre caminho para reeleição de Milei
Êxito do Liberdade Avança garante maioria no Congresso ao presidente argentino que, até então, governava sem apoio substantivo
Internacional|Do R7
A vitória do partido de Javier Milei nas eleições legislativas, segundo a professora Regiane Bressan, marca um crescimento do apoio ao presidente da Argentina. Com a confirmação dos resultados neste domingo (26), o líder que não tinha um apoio substantivo dentro do Congresso deve conseguir realizar mais mudanças dentro de suas propostas políticas.
“A gente tem que lembrar que Javier Milei é um outsider da política argentina. Ele teve um cargo de deputado antes de ser presidente, mas ele representa o que muitos jovens apelam, que é a novidade dentro da política”, pontua Regiane.

Ainda assim, a professora ressalta que a vitória não representa, necessariamente, o apoio da maioria da população argentina — que só teve 60% de participação nas eleições. Ela pondera que muitos argentinos estão insatisfeitos ou não são favoráveis a muitas das políticas do presidente.
Entre as medidas que devem marcar este segundo momento do governo Milei estão políticas de austeridade, com cortes sociais que devem atingir a classe média argentina, e uma flexibilização da legislação trabalhista.
Regiane ainda aponta para uma reordenação do Liberdade Avança, com a revisão dos ministérios e a ampliação da base governista também com governadores.
“Por fim, temos que lembrar que existe a perspectiva de reeleição do Milei em 2027, ou seja, nós devemos esperar que este reordenamento não apenas vai brindar políticas de enxugamento dos gastos do Estado, mas também muitos investimentos em relação a uma nova campanha”, completa.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
