Novo Coronavírus

Internacional Após aumento de casos, Bolívia prorroga quarentena por mais 1 mês

Após aumento de casos, Bolívia prorroga quarentena por mais 1 mês

Isolamento será 'condicionado e dinâmico', com restrições que podem ser flexibilizadas ou endurecidas dependendo da evolução da situação

Bolívia prorroga quarentena por mais 1 mês

Bolívia prorroga quarentena por mais 1 mês

David Mercado/Reuters - 23.6.2020

A quarentena na Bolívia foi prorrogada por mais um mês, até o final de julho, devido ao aumento do número de casos de coronavírus no país, já registrou mais de 29,4 mil casos e 900 mortes entre os 11 milhões de habitantes.

O governo interino da Bolívia publicou na noite passada um decreto que prorroga a medida "diante do aumento do contágio comunitário e de casos positivos".

Esta quarentena é "condicionada e dinâmica", com restrições que podem ser flexibilizadas ou endurecidas dependendo da evolução da situação.

As autoridades competentes mantiveram o fechamento de fronteiras, a suspensão de voos internacionais, das aulas presenciais em todos os níveis educacionais e dos eventos públicos, sejam culturais, esportivos, religiosos, políticos e qualquer reunião que gere aglomeração de pessoas.

No entanto, a Federação Boliviana de Futebol, o setor artístico, academias e outras entidades pedem o retorno às atividades, que estão paralisadas desde 22 de março, quando foram decretadas as principais restrições da quarentena.

Os atos políticos também estão suspensos, embora o calendário eleitoral estabeleça que no dia 24 de julho será retomada a campanha para as eleições de 6 de setembro.

A proibição de circulação de pessoas e veículos vale de segunda a sexta-feira, de 18h às 5h, e durante todo o dia nos sábados e domingos para o trânsito, exceto para serviços como segurança pública e saúde, e sempre com medidas preventivas como a distância de 1,5 metro entre pessoas, a utilização de máscara e álcool, e a lavagem permanente das mãos.

O decreto permite a volta de bolivianos e residentes ao país, além da entrada do transporte internacional de mercadorias, com protocolos de biossegurança, como exceções ao fechamento das fronteiras e do espaço aéreo.

Últimas