Coronavírus

Internacional Após oito meses, Taiwan detecta infecção local por coronavírus 

Após oito meses, Taiwan detecta infecção local por coronavírus 

Desde o início da pandemia, ilha registrou 770 casos e 7 mortes por covid-19; 675 contágios foram importados, ou seja, de pessoas de outros países

  • Internacional | Da EFE

Ilha está entre regiões menos afetadas pela covid

Ilha está entre regiões menos afetadas pela covid

Ann Wang/Reuters - 18.11.2020

Autoridades de saúde de Taiwan relataram hoje o primeiro contágio por transmissão local do coronavírus por mais de oito meses, relata o agência de notícias da ilha CNA.

Leia mais: Ingleses investigam se mutação do vírus contagia mais as crianças

A ilha, um dos territórios do mundo que menos sofreu com a pandemia depois de ter acesso restrito durante os primeiros estágios do surto inicial em Wuhan (centro da China), detectou seu último caso local em 12 de abril.

A última infecção ocorreu em uma mulher taiwanesa na casa dos 30 anos, trabalhadora de um provedor de TI local, que esteve em contato próximo com um piloto da Nova Zelândia que deu positivo para coronavírus no sábado (19).

A mulher foi submetida a um teste como parte das tarefas de rastreamento de contato próximo e, por fim, o teste foi positivo, embora o piloto não tenha inicialmente informado às autoridades ter estado em contato com ela.

Ao ocultar esta informação - que foi descoberta durante uma investigação policial sobre o assunto - o neozelandês foi multado em até 300.000 dólares taiwaneses (10.650 dólares e 8.175 euros).

O piloto voou de ida e volta para Manila em 28 de novembro, após o qual viajou para os Estados Unidos no dia seguinte, retornando a Taiwan em 4 de dezembro.

No dia 8 deste mês, os dois visitaram duas lojas de departamentos na capital, Taipei, e dois dias depois, outra loja semelhante na cidade de Taoyuan, no noroeste.

Até o momento, as autoridades identificaram 167 pessoas que estiveram em contato com a mulher, que farão exames para saber se contraíram o vírus.

Desde o início da pandemia, Taiwan registrou 770 casos de covid-19, dos quais 675 são "importados", ou seja, pessoas de outros países.

Desse total, 632 pessoas se recuperaram, 131 ainda estão internadas em hospitais da ilha e as outras 7 morreram, segundo dados oficiais do Centro de Comando Central de Epidemias.

Últimas