Coronavírus

Internacional Assembleia geral aprova investigação independente da OMS

Assembleia geral aprova investigação independente da OMS

Nenhum dos 194 membros da OMS, incluindo os EUA, que criticam abertamente a organização, foram contra a resolução proposta pela UE

  • Internacional | Do R7

Assembleia geral aprova investigação da OMS

Assembleia geral aprova investigação da OMS

Denis Balibouse/Reuters - 6.2.2020

A Assembleia Mundial da Saúde aprovou nesta terça-feira (19) a investigação independente sobre a resposta da Organização Mundial da Saúde à pandemia do novo coronavírus.

Na reunião anual da agência, nenhum dos 194 estados membros da OMS - incluindo os Estados Unidos - levantou objeções à investigação proposta pela União Europeia em nome de mais de 100 países, incluindo Austrália, China e Japão.

Os Estados Unidos estão desde abril criticando abertamente a OMS e a forma como a organização lidou com a crise do coronavírus, cortaram o financiamento e o presidente Donald Trump disse que o país não retomaria nunca mais o investimento.

Apesar da falta de colaboração americana e as críticas constantes, a União Europeia se mostrou bastante parceira da OMS e líderes da América Latina chegaram a participar das conferências da agência com o diretor-geral, Tedros Adhanom.

A investigação independente vai avaliar as lições que podem ser tiradas da pandemia e formular novas recomendações para evitar outro surto de proporções globais.

Últimas