O bailarino ucraniano Artem Datsishin morreu após ser atingido pelas tropas russas
Reprodução/FacebookO astro do balé ucraniano Artem Datsishin morreu em Kiev, após ser ferido pelas forças russas durante a invasão da Ucrânia, que teve início em 24 de fevereiro.
A informação foi divulgada nas redes sociais por Tatyana Borovik, uma colega de Datsishin, e compartilhada pelo diretor-chefe da Ópera Nacional da Ucrânia, Anatoly Solovyanenko, na última quinta-feira (17).
Veja também
-
Internacional
'Eles choram por McDonald's fechados e nós choramos por cada ucraniano morto', diz refugiada
-
Internacional
Joana d’Arc ucraniana: empresária abandona loja de joias para lutar na guerra como sniper
-
Internacional
Família tenta contato com brasileira desaparecida há duas semanas na Ucrânia
Segundo Borovik, o bailarino foi atingido no dia 26 de fevereiro e passou semanas lutando por sua vida até não resistir aos ferimentos. “Não consigo expressar a dor no meu coração”, escreveu em uma publicação no Facebook.
A invasão russa do território ucraniano chegou ao seu 23º dia nesta sexta-feira (18). De acordo com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), o conflito gerou mais de 3,1 milhões de refugiados.
Há muitos relatos de que os ataques promovidos pelo Exército russo estariam sendo direcionados a alvos que não são militares. O Alto-Comissariado da ONU para Direitos Humanos informou que 726 civis morreram nos 20 primeiros dias de guerra.
Apesar das várias sanções de países ocidentais contra a Rússia, as ofensivas militares em território ucraniano continuam. As últimas tentativas de chegar a um acordo de cessar-fogo fracassaram.
O presidente ucraniano Volodmir Zelenski reforça pedidos para a criação de uma zona de exclusão aérea no território da Ucrânia, medida que ajudaria a diminuir os ataques russos por aviões.