Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ataque contra a Universidade de Cabul deixa ao menos 19 mortos

Ação terrorista durou cerca de 5 horas e os 3 autores do ataque foram mortos, informaram autoridades locais através de comunicado

Internacional|Da EFE

Ataque terrorista contra Universidade de Cabul deixa 19 mortos
Ataque terrorista contra Universidade de Cabul deixa 19 mortos Ataque terrorista contra Universidade de Cabul deixa 19 mortos

Uma ação terrorista que se prolongou por cerca de cinco horas nesta segunda-feira (2) contra a Universidade de Cabul, no Afeganistão, deixou pelo menos 19 vítimas, conforme indica balanço oficial das autoridades locais.

"O ataque terminou com a morte dos três terroristas. Lamentavelmente, outras 19 pessoas morreram e 22 acabaram ficando feridas", afirmou o porta-voz do Ministério do Interior do país, Tariq Arian, por meio de comunicado.

Leia também: Ataque a mercado no Afeganistão mata pelo menos 23 civis

De acordo com Tariq Arian, entre os mortos, estão dez estudantes. Segundo o porta-voz do Ministério de Saúde Pública, Akmal Samsour, alunos, professores, funcionários administrativos da universidade e um taxista ficaram feridos. A maioria, segundo a fonte, apresentam ferimentos feitos por bala e apresentam quadro de saúde "estável".

Publicidade

À Agência Efe, o porta-voz do Ministério do Interior relatou que centenas de estudantes e pessoas que trabalham na instituição foram evacuadas pelas forças de segurança. Após o fim da operação, policiais tentam remover explosivos instalados no local.

Horário de maior lotação

Os terroristas invadiram a Universidade de Cabul no início da manhã, horário de maior movimento, indicou à Efe o porta-voz do Ministério de Educação Superior, Hanif Farzan. De acordo com a fonte, no momento, cerca de 15 mil pessoas estavam no estabelecimento de ensino.

Publicidade

Nas redes sociais foram postados vídeos pouco depois do início da ação, gravados por alunos, que mostram a tentativa de fuga de quem estava dentro da instituição, pulando muros ou correndo por saídas alternativas, enquanto é possível ouvir som de disparos de arma de fogo.

Até o momento do fechamento deste texto, nenhum grupo rebelde reivindicou a autoria do atentado.

Publicidade

O principal porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, garantiu, em curto comunicado, que não há qualquer envolvimento do grupo, que se autodenomina Estado Islâmico, com a ação na universidade de Cabul.

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, a autoridade máxima do processo de paz no país, Abdullah Abdullah, e o representante da OTAN, Stefano Pontecorvo condenaram o atentado, que foi o segundo em dez dias contra uma instituição de ensino em Cabul.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.