Internacional Ataques de tubarão: mapa mostra os lugares mais perigosos do mundo

Ataques de tubarão: mapa mostra os lugares mais perigosos do mundo

Em 2021 foram registradas 81 ocorrências, duas delas no Brasil; nove pessoas morreram após ser feridas

  • Internacional | Letícia Sepúlveda, do R7

Tubarão em alto-mar

Tubarão em alto-mar

Pexels

O portal Tracking Sharks elaborou um mapa que mostra os 81 ataques de tubarão registrados em 2021 e os lugares mais perigosos do mundo para entrar no mar. 

A maioria dos casos aconteceu nos Estados Unidos, onde 42 pessoas foram atacadas. Apenas no estado da Flórida, houve 26 incidentes. 

Segundo o site, entre todos os ataques registrados no ano passado, nove foram fatais. O trecho mais letal se encontra no estado de Nova Gales do Sul, na costa leste da Austrália. Cinco pessoas sofreram ataques na região, e duas delas não resistiram aos ferimentos. 

Os surfistas de 15 e 59 anos foram mortos por tubarões-brancos, muito comuns na costa e responsáveis pela maior parte dos incidentes.

Em 2021, dois ataques aconteceram no Brasil, e um deles foi fatal. Um homem de 51 anos morreu após ser mordido na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. O outro incidente foi na praia da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha. A vítima teve a mão direita mordida e levou 32 pontos.

O portal Tracking Sharks afirma que conhecer o local pode evitar essas ocorrências. Os banhistas podem buscar mais informações com salva-vidas e moradores da região. Além disso, não é recomendado entrar na água sangrando e em horários de pouca luz.

Caso você sofra um ataque de tubarão, o site indica dobrar um dos braços em forma de V, apontando o cotovelo diretamente para o animal. Assim, será possível proteger suas artérias. Também é possível se proteger acertando o tubarão nos olhos e nas brânquias. 

Últimas