Atirador forçou sua entrada na escola, dizem autoridades americanas

Segundo polícia de Newtown, autor de massacre que deixou 26 mortos não contou com a ajuda de ninguém para invadir local

Atirador forçou sua entrada na escola, dizem autoridades americanas

Massacre em escola fundamental chocou comunidade de Newtown

Massacre em escola fundamental chocou comunidade de Newtown

DON EMMERT / AFP

O atirador que matou ontem 26 pessoas em uma escola fundamental em Newtown, Connecticut, nos Estados Unidos, forçou sua entrada para ter acesso ao local. Segundo disseram autoridades americanas neste sábado (15), o suspeito Adam Lanza, 20 anos, dirigiu o carro de sua mãe até a Escola Elementar Sandy Hook.

Além das 26 mortes, o massacre de Newtown deixou outras duas pessoas mortas — o próprio atirador, além de uma outra pessoa em uma casa da região —, totalizando 28 mortes no total.

Equipado com uniforme de combate e armado com um rifle e pistolas semiautomáticas, Lanza forçou a porta da escola para conseguir entrar e, então, escolheu suas vítimas com eficiência “espantosa”, de acordo com o jornal americano The New York Times.

Veja fotos do atirador e do massacre

Atiradores assustaram o mundo nos últimos anos

Massacre reaviva debate sobre porte de armas nos EUA

Conforme as crianças iam se escondendo em armários, entrincheirando-se em banheiros e se amontoando nas salas de aula, Lanza ia atirando em uma criança após a outra.

Um porteiro da escola correu para alertar aos outros sobre a ação do atirador, mas alguém havia colocado fogo nos interfones da escola, aumentando o pânico entre os presentes.

Quando a diretora da escola, Dawn Hochsprung, e os professores tentaram intervir, o atirador também os matou.

Suspeita

Antes de confirmar que o suspeito teria forçado sua entrada na escola, a polícia de Newtown suspeitava que Lanza teria entrado no colégio Sandy Hook com a ajuda da diretora da escola, Dawn Hochsprung. Lanza era filho de Nancy Lanza, 52 anos, supostamente uma das professoras no local, apesar de a informação ainda não ter sido confirmada.

Armas usadas por atirador seriam da mãe dele

Tanto Dawn quanto Nancy foram mortas pelo atirador — mas a polícia ainda não confirmou se o atirador matou sua mãe dentro da escola ou em casa, antes de cometer o massacre.

Adam foi encontrado morto na escola e as autoridades acreditam que ele tenha cometido suicídio após efetuar os disparos.

A escola Sandy Hook é frequentada por cerca de 700 crianças com idade entre quatro e dez anos.

O pânico tomou conta da escola no começo da manhã. Cerca de cem disparos foram efetuados. A ação durou apenas alguns minutos, mas foi suficiente para deixar a comunidade local e os EUA em choque.

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui