Internacional Avião dos EUA partiu lotado do Afeganistão com 823 passageiros

Avião dos EUA partiu lotado do Afeganistão com 823 passageiros

Foto da aeronave com centenas de afegãos rodou o mundo durante a fuga em massa após o Talibã tomar o poder no país

AFP
Avião dos EUA que viralizou em foto transportou 823 passageiros afegãos

Avião dos EUA que viralizou em foto transportou 823 passageiros afegãos

Chris HERBERT / US Airforce / AFP

O avião militar dos Estados Unidos que aparece na foto que deu a volta ao mundo devido à quantidade de afegãos que fogem espremidos uns nos outros no avião após a chegada do Talibã a Cabul, levava 823 passageiros, disse o Pentágono nesta sexta-feira (20).

O comando militar aéreo dos EUA explicou que a estimativa inicial de 640 afegãos que fugiam sentados no chão duro do gigante C-17 Globemaster III - que já era mais que o dobro da capacidade da aeronave - omitiu as crianças que iam a bordo.

Leia mais: Diversos países resgatam cidadãos que estavam no Afeganistão

A conta inicial foi feita tomando como referência a quantidade de assentos ocupados nos ônibus que levaram os passageiros ao C-17 e deixou de lado todas as crianças sentadas no colo dos adultos, explicou no Twitter.

Por fim, o avião, que se dirigiu ao Catar, "transportou com segurança 823 cidadãos afegãos do aeroporto Hamid Karzai em 15 de agosto de 2021. Isso representa um recorde para esta aeronave", disse o comando do Pentágono. Não foi especificado quantos tripulantes estavam a bordo.

Leia mais: Unesco cobra Talibã que garanta segurança de jornalistas

Segundo o jornal Defense One, a pressão dos afegãos para deixarem o país no domingo levou a tripulação a decidir fazer o voo sem que os passageiros fossem registrados.

"Temos mulheres e crianças e a vida de pessoas em risco, não se trata de capacidade ou regras e regulamentos, se trata de treinamento e das diretrizes que fomos capazes de seguir para garantir que poderíamos tirar (do país) tantas pessoas de forma segura e efetiva", disse o tenente coronel Eric Kut, que comandou o voo, ao jornal.

Leia mais: Famosa cantora afegã registra fuga do país em avião militar

Esses aviões são geralmente usados para levar equipamento pesado ou poucas centenas de soldados, além de pacotes pesados com suas próprias armas e pertences.

Últimas