Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Banco do Vaticano' publicará seu balanço na internet, diz presidente do IOR

A instituição financeira do Vaticano foi alvo de polêmicas como as supostas operações de lavagem de dinheiro da Máfia italiana

Internacional|Da Ansa

Ernst von Freyberg anunciou que o banco vai publicar seu balanço na internet
Ernst von Freyberg anunciou que o banco vai publicar seu balanço na internet Ernst von Freyberg anunciou que o banco vai publicar seu balanço na internet

O presidente do Instituto para as Obras de Religião (IOR), Ernst von Freyberg, anunciou nesta terça-feira (14) que o banco vai publicar seu balanço na internet até o final do ano.

Von Freyberg, nomeado presidente do chamado "Banco do Vaticano" em 15 de fevereiro, divulgou a medida durante seu primeiro encontro com os funcionários da instituição. Atualmente, os balanços do banco são divulgados somente no Vaticano de forma reservada.

Ainda de acordo com ele, o balanço do banco será certificado por uma consultoria internacional. Um procedimento paralelo às medidas demandadas pelo Comitê de Combate a Lavagem de Dinheiro do Conselho da Europa (Moneyval), para admitir a Cidade do Vaticano na "lista branca" de países virtuosos.

Prefeito de Osaka diz que escravas sexuais foram "necessidade de guerra"

Publicidade

Cineasta gera polêmica ao dizer que pornografia faz bem à sociedade

Discursando na reunião, o banqueiro expressou sua satisfação pelos objetivos alcançados nos três meses de sua gestão, agradecendo todos os funcionários pela dedicação demonstrada e pelas atividades levadas adiante para garantir a transparência do IOR.

Publicidade

O IOR, instituição financeira do Estado da Cidade do Vaticano, costuma ser alvo de polêmicas por ter se envolvido em diversos escândalos durante sua história, como a quebra do Banco Ambrosiano e as supostas operações de lavagem de dinheiro da Máfia italiana.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.