Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Biden descarta enviar à Ucrânia sistema de lançamento de foguetes capaz de chegar à Rússia

Ucranianos desejam receber os MLRS M270, que têm alcance de até 300 km e contam com grande mobilidade

Internacional|

MLRS M270 é conhecido pelo seu grande alcance e mobilidade em campo
MLRS M270 é conhecido pelo seu grande alcance e mobilidade em campo MLRS M270 é conhecido pelo seu grande alcance e mobilidade em campo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta segunda-feira (30) que não entregará à Ucrânia sistemas de lançamento de foguetes de largo alcance (MLRS, na sigla em inglês) que podem chegar ao território russo, apesar de Kiev ter pedido diversas vezes esse tipo de armamento.

"Não vamos enviar à Ucrânia sistemas de foguetes que podem chegar à Rússia", disse Biden aos jornalistas nesta segunda-feira pela manhã.

A imprensa americana informou que Washington preparava a entrega a Kiev de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes de largo alcance, depois da aprovação pelo Congresso de uma ajuda adicional à Ucrânia de 40 bilhões de dólares (R$ 189 bilhões).

No entanto, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, não confirmou o envio dos MLRS M270, armamento muito móvel, com alcance de até 300 km.

Publicidade

Kiev também pediu aos Estados Unidos um segundo tipo de sistema: o M142 Himars, com alcance entre 70 km e 150 km, muito superior ao das baterias de obuses M777, que são as que atualmente são fornecidas a Kiev e têm alcance efetivo de até 40 km.

As forças ucranianas encontram dificuldades na região do Donbass, onde a ofensiva russa se intensificou em cidades-chave. As tropas russas avançaram para o centro de Severodonetsk, sob ataque há semanas.

Publicidade

Nesse contexto, os ucranianos pediram mais armas ao Ocidente.

"Alguns aliados evitam fornecer as armas necessárias por medo de uma escalada. Escalada, sério? A Rússia já está usando as armas não nucleares mais pesadas, queima pessoas vivas. Talvez seja o momento [...] de nos darem MLRS", tuitou Mykhailo Podoliak, assessor da Presidência ucraniana.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.