Internacional Bolívia diz que incêndio na reserva de Otuquis está controlado

Bolívia diz que incêndio na reserva de Otuquis está controlado

Fogo atingiu 1.200 hectares em seu pico e hoje se encontra em 390 hectares com chamas de menor intensidade

Incêndio atingiu 1.200 hectares  da reserva de Otuquis, na Bolívia

Incêndio atingiu 1.200 hectares da reserva de Otuquis, na Bolívia

Reprodução Twitter/@GobSantaCruz

O incêndio ocorrido em um parque natural boliviano na fronteira com Brasil e Paraguai está sob controle, segundo anunciou neste domingo (30) o governo da Bolívia, que também confirmou que o fogo atingiu 1.200 hectares da reserva.

"O incêndio na área protegida de Otuquis, no departamento de Santa Cruz, está controlado", declarou o Ministério de Meio Ambiente e Água em mensagem no Facebook.

O incêndio "alcançou 1.200 hectares em seu pico" e hoje se encontra em 390 hectares, segundo o relatório da pasta, que afirma que o fogo "diminuiu a intensidade e está controlado".

A "redução considerável" do incêndio foi observada por imagens de satélite e a situação atual será confirmada em um sobrevoo de autoridades nacionais e regionais, disse o Ministério da Defesa boliviano.

Nove caminhões com apoio estão a caminho da cidade de San Ignacio, na Chiquitania, área duramente atingida por incêndios em 2019, para montar "um acampamento base para a implementação de uma Defesa Civil regional".

De acordo com o Ministério da Defesa, o comboio transporta tanques para o armazenamento de água, mangueiras, equipamentos para bombeiros, ferramentas e bombas de água, entre outros elementos.

O incêndio foi registrado no parque nacional e área natural de gestão integrada de Otuquis, que faz fronteira com Brasil e Paraguai. As tarefas de extinção envolveram o governo nacional, o governo de Santa Cruz e as Forças Armadas.

Acredita-se que por trás do incêndio estão caçadores furtivos que se deslocam nos arredores da estrada que vai ao Paraguai e tendem a driblar os controles da fronteira, segundo explicou no sábado o vice-ministro do Meio Ambiente, Magin Herrera.

O parque de Otuquis abrange mais de um milhão de hectares e possui 1.647 espécies de plantas, 700 de mamíferos, 400 de peixes e 1.100 de borboletas. A reserva faz parte do Pantanal boliviano.

Últimas