Bolsa dos EUA abre em alta após anúncio de vacina experimental

Principais índices registraram crescimento após empresa de biotecnologia apresentar resultados promissores no combate à pandemia de covid-19

Wall Street registrou crescimento após anúncio de vacina experimental

Wall Street registrou crescimento após anúncio de vacina experimental

Justin Lane/EFE

Os principais índices de Wall Street, a bolsa de valores de Nova York, nos Estados Unidos, registraram alta nesta segunda-feira (18) após a Moderna Inc, empresa de biotecnologia, anunciar o desenvolvimento de uma vacina experimental contra a covid-19. O medicamento, que mostrou potencial em um estudo em estágio inicial, fez o preço das ações dispararem 25%. 

No momento de abertura, investidores já acompanhavam alguns fabricantes com possíveis vacinas em andamento e indicavam, claramente, que investiriam em qualquer uma que apresentasse resultados positivos. Diante da flexibilização de medidas de isolamento social, o mercado internacional teme as consequências de uma segunda onda de infecções. 

"Se realmente existir uma vacina funcional que pode ser produzida em massa, isso é realmente um divisor de águas para muitas indústrias sobre as quais não tínhamos tanta certeza de que a reabertura resolveria seus problemas", disse Rick Meckler, sócio da Cherry Lane Investiments, empresa de investimentos, no estado de Nova Jersey.

As ações relacionadas a viagens, como as das operadores de cruzeiro Carnival Corp, Royal Caribbean Cruises Ltd e Norwegian Cruise Line Holdings Ltd, saltavam mais de 10%, enquanto o subíndice das companhias aéreas também subia 10,3%.

Os mercados também foram incentivados pelas observações do presidente do Federal Reserve (banco central americano), Jerome Powell, durante o fim de semana, sobre uma recuperação econômica gradual, que havia enfatizado a importância de uma vacina para "reestabelecer a normalidade na economia".

Às 11h52 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 3,27%, a 24.459 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 2,635053%, a 2.939 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 2,39%, a 9.230 pontos. Já o índice S&P 500 caminhava para seu maior ganho percentual diário em mais de um mês, com os 11 principais índices do setor de S&P negociados em alta.