Boris Johnson voltará ao trabalho na próxima segunda-feira (27)

O primeiro-ministro do Reino Unido retomará o controle de um governo sob pressão das conseqüências econômicas causadas pela covid-19

Pippa Fowles/No 10 Downing Street/Divulgação via REUTERS - 12.4.2020

O primeiro-ministro Boris Johnson estará de volta ao trabalho nesta segunda-feira (27), confirmou uma porta-voz de Downing Street no sábado, depois de se recuperar de um caso de coronavírus que o enviou para a UTI por três noites no início de abril.

Leia mais: Boris Johnson deixa o hospital após ser internado com covid-19

Johnson, 55 anos, retomará o controle de um governo sob pressão das conseqüências econômicas das paralisações destinadas a conter a propagação do vírus altamente infeccioso, bem como o aumento do número de mortos.

Até sábado, a Grã-Bretanha registrou mais de 20.000 mortes por covid-19, a doença causada pelo vírus.

As críticas estão crescendo com a resposta do governo à pandemia, com testes e escassez limitados de equipamentos de proteção para trabalhadores médicos e prestadores de cuidados.

O líder substituto de Johnson, Dominic Raab, enfrentou questões sobre como a Grã-Bretanha facilitará o bloqueio sem uma segunda onda mortal de infecções.

O ministro do Interior da Grã-Bretanha pediu aos britânicos que cumpram as regras de bloqueio no sábado. Mas muitos legisladores querem que as restrições sejam flexibilizadas para fortalecer a economia, que, segundo os analistas do orçamento, poderiam estar entrando em sua recessão mais profunda em mais de 300 anos.

Johnson foi levado ao Hospital St Thomas, no centro de Londres, com sintomas de covid-19 em 5 de abril e passou de 6 a 9 de abril em terapia intensiva.