Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil e México concordam em estreitar relações comerciais

Internacional|

Brasil e México promoverão uma aproximação entre seus empresários, para estreitar as relações comerciais, acertaram seus presidentes, reunidos neste sábado em Santiago, paralelamente à Reunião de Cúpula Celac-UE.

Os chefes de Estado concordaram em "explorar janelas de oportunidade para estreitar os laços econômicos e comerciais, de tal forma que ambas as nações sigam um caminho comum de desenvolvimento", indica o comunicado oficial do encontro, divulgado pelo governo mexicano.

Os presidentes também concordaram com a "aproximação" dos empresários dos dois países, a fim de "aumentar o intercâmbio comercial e gerar um fluxo maior de investimentos", diz a nota.

Enrique Peña Nieto anunciou ter discutido com a colega Dilma Rousseff uma possível aliança estratégica entre a petroleira estatal mexicana Pemex e a Petrobras.

Publicidade

"Concordamos em criar ou explorar alternativas para eventuais alianças estratégicas entre a Pemex e Petrobras, duas empresas nacionais que, a meu ver, têm a oportunidade de explorar possíveis alianças com diferentes propósitos: intercâmbio de tecnologia e desenvolvimento de projetos compartilhados", disse o presidente mexicano.

Já a presidente Dilma destacou a imagem positiva da economia mexicana, que, em 2012, cresceu 3,5%, e manifestou interesse em "procurar uma aproximação" entre o Brasil e a Aliança do Pacífico, bloco comercial formado por México, Colômbia, Chile e Peru, que busca aproveitar em conjunto o mercado asiático.

Publicidade

Os dois presidentes concordaram, ainda, com a necessidade de reforçar a qualidade da educação como elemento-chave para o aumento da competitividade.

Peña Nieto e Dilma participam no Chile da Reunião de Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac) e da União Europeia, que teve início hoje. Ambos também participarão, amanhã, da Reunião de Cúpula da Celac.

msa/jco/dg/lb

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.