Internacional Brexit: Parlamento Europeu dá apoio a ratificação de acordo

Brexit: Parlamento Europeu dá apoio a ratificação de acordo

União Europeia e Reino Unido concordaram em implementar medida provisória até o dia 30 de abril

Resultado de votação abra caminho para ratificação de acordo comercial em plenário

Resultado de votação abra caminho para ratificação de acordo comercial em plenário

Pixabay

A ratificação do acordo comercial pós-Brexit entre a União Europeia e o Reino Unido superou, nesta quinta-feira (15), uma fase fundamental, recebendo o amplo apoio das comissões de comércio e relações exteriores do Parlamento Europeu, anunciou um porta-voz legislativo.

Em sessão conjunta, as duas comissões aprovaram o projeto por 108 votos a favor, um contra e quatro abstenções, resultado que abre caminho para sua ratificação em plenário.

O acordo que rege as relações comerciais pós-Brexit entre a UE e o Reino Unido foi selado entre as partes no Natal de 2020, após praticamente um ano de negociações exaustivas.

O Parlamento britânico já ratificou o acordo, que entrou em vigor em 1º de janeiro.

Entretanto, em meados de dezembro, o Parlamento Europeu avisou que se as negociações fossem estendidas não teria condições de ratificá-lo antes de 1º de janeiro, como de fato aconteceu.

Leia mais: Macron visita a Catedral de Notre-Dame no 2º aniversário do incêndio

Assim, as partes concordaram em implementar o acordo de forma provisória, com um prazo inicialmente estabelecido para 28 de fevereiro e posteriormente estendido até 30 de abril.

Com a aproximação da nova data, as tensões voltaram a aumentar pelas consequências do Brexit na Irlanda do Norte, onde incidentes violentos foram registrados.

O Acordo de Retirada, que geriu a saída britânica do Reino Unido, previa mecanismos específicos para evitar que uma fronteira física fosse implementada na Irlanda.

Com a votação desta quinta-feira nas duas influentes comissões, agora os dirigentes dos principais blocos políticos no Parlamento vão definir na próxima semana a data para a ratificação a ser votada em plenário.

"O impacto do Brexit definitivamente tem consequências na vida real e acho que o surto de violência na Irlanda do Norte deixou isso muito claro", comentou o eurodeputado Christian Hansen, que está liderando os esforços de ratificação.

Últimas