Novo Coronavírus

Internacional Califórnia registra uma morte por covid-19 a cada mil residentes

Califórnia registra uma morte por covid-19 a cada mil residentes

Mais da metade das 40 mil mortes no estado foram reportadas desde 1ª de novembro, com 46% das vítimas sendo latinas

Califórnia tem mais de 40 mil mortes registradas

Califórnia tem mais de 40 mil mortes registradas

Etienne Laurent/EFE/EPA - 20.1.2021

A Califórnia superou neste sábado a marca de 40 mil mortes por complicações de covid-19, o que significa que uma a cada mil pessoas no estado morreu por causa da doença.

O número de óbitos por covid-19 na Califórnia, o estado mais populoso dos Estados Unidos, chegou a 40.238, de um total de 3.293.531 casos registrados, segundo a contagem feita de forma independente pela Universidad Johns Hopkins.

Mais da metade das mortes (22.500) no estado foram reportadas desde 1ª de novembro do ano passado, um reflexo da piora da situação nos últimos três meses. Entre os mortos, 46% são latinos, de acordo com os dados do Departamento de Saúde Pública da Califórnia.

Os mais afetados são os que residem no condado de Los Angeles, onde foram reportadas 40 mortes a caeda 100 mil residentes latinos.

Barbara Ferrer, diretora do Departamento de Saúde de Los Angeles, disse nesta semana que este número representa "um aumento de mais de 1.000%" em relação aos números das primeiras semanas de novembro sobre a evolução da pandemia.

"Nossa comunidade latina, de fato, está passando pelo pior desta pandemia", alertou.

O número total de mortes por covid-19 em Los Angeles até a sexta-feira passada era de 16.332, aproximadamente 40% do total de óbitos causados pela doença em todo o estado. Nos EUA, apenas Nova York sofreu mais mortes por covid-19 do que a Califórnia.

"Temos muito caminho a percorrer antes que a pressão sobre os nossos hospitais diminua e menos pessoas morram a cada dia", frisou Ferrer.

Últimas