Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Candidata conservadora lidera boca de urna e pode ser primeira mulher presidente da Coreia do Sul

Iniciada a apuração dos votos, dentro de cerca de três horas começarão a surgir os resultados

Internacional|

A conservadora Park Geun-hye, de 60 anos, é líder do partido Saenuri, do presidente Lee Myung-bak
A conservadora Park Geun-hye, de 60 anos, é líder do partido Saenuri, do presidente Lee Myung-bak A conservadora Park Geun-hye, de 60 anos, é líder do partido Saenuri, do presidente Lee Myung-bak (Kim Hong-ji/ASSOCIATED PRESS)

As primeiras pesquisas boca de urna apontam que 50,1% dos votos foram para a candidata conservadora Park Geun-hye nas eleições presidenciais sul-coreanas, em comparação com os 48,9% do progressista Moon Jae-in, segundo a rede pública KBS.

À espera da confirmação dos dados da apuração, a ligeira vantagem de Park, do partido Saenuri do atual presidente, Lee Myung-bak, coincide com a estreita vantagem que lhe davam pesquisas prévias às eleições sobre o Partido Democrático Unificado (PDU).

Se a vitória for confirmada, Park será a primeira mulher a assumir a Presidência no país.

Embora a pesquisa da KBS — realizada em colaboração com as cadeias privadas SBS e MBC — seja uma das principais, a corrida ainda está muito apertada e vários veículos de imprensa preveem um empate técnico e inclusive uma ligeira vantagem do candidato da oposição.

Publicidade

Assim, a televisão privada JTBC dá a Park Geun-hye 49,6% dos votos e a Moon Jae-in só dois décimos a menos, enquanto a YTN aponta que Moon obterá entre 49,7% e 53,5% dos votos, frente a uma margem de Park Geun-hye substancialmente menor, entre 46,1% e 49,9%.

Iniciada a apuração dos votos, dentro de cerca de três horas começarão a surgir os resultados, e espera-se que termine por volta da meia-noite, quando poderiam ser conhecidos os dados definitivos.

Publicidade

A participação total até o fechamento das urnas é estimada em mais de 74% dos eleitores, muito superior aos 63% das eleições de 2007.

Os 40,5 milhões de sul-coreanos que compõem o eleitorado depositaram suas cédulas em 13.542 seções eleitorais.

Publicidade

A jornada eleitoral transcorreu sem incidentes relevantes em um feriado ensolarado mas muito frio.

Caso ganhe, a conservadora Park Geun-hye, de 60 anos e líder do partido Saenuri do presidente Lee Myung-bak, se tornaria a primeira mulher chefe de Estado da Coreia do Sul.

Por sua vez, Moon Jae-in, de 59 anos, advogado defensor dos direitos humanos e antiga mão direita do falecido ex-presidente progressista Roh Moo-hyun, daria com sua vitória um giro à esquerda na política e na economia, após cinco anos de governo conservador. 

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.