Coronavírus

Internacional Casos de covid disparam no Japão e premiê pede restrições de viagem

Casos de covid disparam no Japão e premiê pede restrições de viagem

Variante Delta impulsiona uma quinta onda da doença no país a  poucos dias do início das Paralimpíadas

Yoshihide Suga pediu que as pessoas se abstivessem de viajar ou sair sem necessidade

Yoshihide Suga pediu que as pessoas se abstivessem de viajar ou sair sem necessidade

Nicolas Datiche / Pool via Reuters - 08.07.2021

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, pediu às pessoas nesta sexta-feira (13) que se abstenham de viajar, já que os casos de covid-19 atingiram novos recordes em Tóquio e em todo o país, pressionando o sistema de saúde.

Seus comentários vêm na esteira de recomendações de especialistas de saúde para que se reforcem os estados de emergência atualmente em vigor na capital e em outros locais.

Dias após o fim da Olimpíada de Tóquio, os organizadores paralímpicos decidiram realizar o evento praticamente sem espectadores para limitar os riscos de infecção, noticiou a mídia local.

Suga disse que o governo se empenhará em conter o fluxo de pessoas em áreas comerciais, e pediu aos moradores para evitarem viajar durante o feriado japonês tradicional do Obon.

Leia também: Brasil registra 1.148 mortes por covid e 39.982 novos casos em 24h

"Gostaria de pedir aos cidadãos que evitem voltar às suas cidades-natais ou viajar, e a se absterem de sair sem necessidade", disse Suga aos repórteres.

O Japão enfrenta uma quinta onda de covid-19, impulsionada pela variante Delta, altamente infecciosa. Uma mulher relacionada à Olimpíada foi identificada como o primeiro caso nacional da variante lambda do vírus, identificada primeiramente no Peru, relatou a agência de notícias Kyodo nesta sexta-feira citando fontes do governo.

Os organizadores da Paralimpíada, que deve começar em 24 de agosto, combinaram na quinta-feira (12) seguir o exemplo de seus colegas olímpicos e limitar os espectadores, noticiou o jornal Yomiuri citando fontes dos Jogos.

Últimas