Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Catar diz estar pronto para negociar fim para crise do Golfo

Internacional|

BERLIM (Reuters) - O Catar está pronto para se sentar à mesa de negociações para tentar encerrar uma disputa com seus vizinhos árabes do Golfo, disse o emir Tamim bin Hamad al-Thani na sexta-feira em Berlim.

Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Barein reduziram as ligações diplomáticas e comerciais com o Catar em 5 de junho, acusando o maior exportador mundial de gás natural liquefeito de financiar o terrorismo e de aproximação com o rival Irã. Doha nega as acusações.

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, falou por telefone com Tamim há uma semana no que parecia ser um avanço. Mas Riad suspendeu prontamente qualquer diálogo com Doha, acusando o Catar de "fatos distorcivos" no relato de sua agência de notícias sobre o telefonema.

"Como você sabe, tivemos um cerco de mais de 100 dias contra o Catar", disse Tamim em entrevista coletiva com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim. "Nós falamos sobre a disposição do Catar para sentar à mesa para resolver esta questão."

Publicidade

Por sua parte, Merkel disse que estava preocupada com o fato de que ainda não havia solução para a crise, acrescentando que apoia os esforços do Kuweit e dos Estados Unidos para mediar o fim da disputa.

(Reportagem de Joseph Nasr e Caroline Copley)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.