Internacional Cerca de 250 cidadãos dos EUA ainda buscam sair do Afeganistão

Cerca de 250 cidadãos dos EUA ainda buscam sair do Afeganistão

A dois dias do fim da retirada militar norte-americana, ainda resta um grupo de civis tentando chegar ao aeroporto de Cabul

Afegãos aguardam em fila diante do aeroporto de Cabul

Afegãos aguardam em fila diante do aeroporto de Cabul

Wakil Kohsar / AFP - 28.8.2021

O Departamento de Estado dos EUA afirmou, neste domingo (29), que ainda restam cerca de 250 civis norte-americanos ou naturalizados que tentam sair do Afeganistão antes do fim do prazo da retirada militar do país, que será na terça-feira (31).

Leia também: Estados Unidos retiram 2,9 mil pessoas de Cabul nas últimas 24h

Segundo o site The Hill, um porta-voz do departamento afirmou em um comunicado que algumas dessas pessoas podem estar a viajando a caminho do aeroporto internacional Hamid Karzai, em Cabul, ou podem já ter chegado.

Desde que o grupo extremista Talibã chegou às proximidades de Cabul em 14 de agosto e os EUA deram início à retirada de civis, quase 6 mil norte-americanos foram evacuados do país, 50 deles nas últimas 24 horas. Os soldados que mantém o controle do aeroporto e adjacências começaram a sair no sábado.

De acordo com o porta-voz, cerca de 280 norte-americanos que mantém contato com o Departamento de Estado decidiram permanecer no Afeganistão ou ainda não se decidiram.

Neste domingo, um grupo de 98 países afirmou que o grupo extremista lhes garantiu que pessoas com a documentação adequada que quiserem deixar o país após o fim da retirada norte-americana poderão sair.

"Vamos continuar emitindo documentos de viagens para afegãos designados e esperamos o compromisso do Talibã de que eles poderão viajar para nossos países", diz o comunicado emitido pelo grupo.

Ainda existem, no entanto, muitas sobre a intenção do grupo de cumprir essas promessas.

Últimas