Internacional Chile tem 1º fim de semana sem quarentena desde março deste ano

Chile tem 1º fim de semana sem quarentena desde março deste ano

País teve uma drástica queda no número de casos de covi-19 depois de uma grave segunda onda da doença de contágio

Agência EFE
Chilenos tiveram três meses de restrições para conter a segunda onda de covid-19 no país

Chilenos tiveram três meses de restrições para conter a segunda onda de covid-19 no país

Elvis González/EFE

Santiago do Chile iniciou neste sábado (24) o primeiro fim de semana sem regime de quarentena desde março, graças a uma drástica queda no número de casos de covid-19, o que levou a um relaxamento de medidas de combate à doença.

Depois de três meses de uma grave segunda onda de contágio, a pandemia da doença vem recuando no país, que totaliza 1,6 milhão de casos e 34.958. Nas últimas 24 horas foram 1.407 registrados positivos e 83 vítimas.

O balanço de hoje ainda indica a redução na quantidade de pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTIs) dos hospitais chilenos. Neste sábado. são 1.776, o número mais baixo desde março deste ano.

Com isso, dezenas de municípios abriram mão do confinamento total nos últimos dias, permitindo a reabertura de cinemas, teatros, centros esportivos, interiores de bares. Já restaurantes puderam abrir as portas após meses fechados.

A melhora acontece enquanto segue avançando a vacinação no país, com 85% do público-alvo já tendo recebido uma dose, e 78% as duas necessárias para a imunização, a maior parte com a Coronavac - Pfizer, AstraZeneca e Cansino também estão sendo utilizadas.

As fronteiras do Chile serão reabertas nesta segunda-feira, depois de quatro meses fechadas, embora só será permitida a saída ou entrada de pessoas que já tiverem completado o ciclo de vacinação contra a covid-19.

Últimas