Novo Coronavírus

Internacional Chile tem 3.069 mortes suspeitas de serem decorrentes da covid-19

Chile tem 3.069 mortes suspeitas de serem decorrentes da covid-19

Se os testes clínicos confirmarem que os óbitos foram em decorrência do novo coronavírus, o total de vítimas fatais da doença pode subir para 7,3 mil

  • Internacional | Da EFE

Ambulância deixa hospital em Santiago, capital do Chile

Ambulância deixa hospital em Santiago, capital do Chile

Alberto Valdés / EFE - 20.6.2020

O governo do Chile admitiu neste sábado (20) que 3.069 mortes ocorridas no país recentemente passaram a ser consideradas como suspeitas serem decorrentes da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

De acordo com o balanço oficial apresentado hoje, há 4.295 óbitos confirmados, sendo 202 ocorridos nas últimas 24 horas. Se os possíveis falecimentos também forem pela doença, o total subiria para 7.364.

Leia também: Chile reforça quarentena após aumento de casos de coronavírus

Segundo as autoridades locais, no entanto, não haverá mudança no formato da divulgação dos números da pandemia no Chile, com apresentação apenas dos óbitos e dos casos que forem confirmados a partir de testes de diagnóstico.

Uma vez por semana, o governo apresentará a quantidade de óbitos suspeitos, que é enviada para a Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Este número é provisório e pode mudar com o tempo, porque podem passar para confirmadas por covid-19 ou descartadas", explicou Rafael Araos, chefe em epidemiologia do Ministério da Saúde chileno.

Balanço oficial

De acordo com o balanço oficial, nas últimas 24 horas, foram contabilizados 5.355 novos casos de infecção, o que eleva o total para 236.748 desde o início da propagação no território, em 3 de março.

A subsecretaria de Saúde do país, Paula Daza, revelou que são 35.844 casos considerados ativos no momento. Além disso, 1.951 pessoas estão internadas em unidades de terapia intensiva, sendo que 1.682 estão conectadas a respiradores artificiais.

Ao todo, são 416 pacientes em estado considerado crítico.

Segundo os números oficiais, o sistema de Saúde do Chile ainda conta com 311 respiradores disponíveis.

Últimas