China

Internacional China: explosão deixa ao menos 20 pessoas presas em lanchonete 

China: explosão deixa ao menos 20 pessoas presas em lanchonete 

Estouro pode ter ocorrido devido a um vazamento de gás; equipes de resgate ainda trabalham no local

  • Internacional | Do R7

Bandeira nacional da República Popular da China

Bandeira nacional da República Popular da China

Thomas Peter/Reuters - 29.04.2020

Pelo menos 20 pessoas ficaram presas nesta sexta-feira (7) após uma explosão em uma lanchonete de um órgão público da cidade de Chongqing (sudoeste da China), informou mídia local.

A explosão ocorreu por volta das 12h10 horas locais (1h10 em Brasília) "provavelmente devido a um vazamento de gás", disse a televisão pública CCTV, relatando que equipes de resgate estavam trabalhando no lugar que ocorreu a explosão.

As pessoas estavam almoçando no momento em que da explosão e estavam presas, de acordo com a agência estatal Xinhua. Nove pessoas foram resgatadas até agora, de acordo com o corpo de bombeiros.

As primeiras imagens divulgadas pela mídia chinesa nas redes sociais mostram bombeiros abrindo caminho através das paredes desabadas, auxiliados por um guindaste.

Outros vídeos mostram uma nuvem densa de fumaça cinza sobre uma montanha de ruínas e civis sendo retorados do local.

No total, cerca de 260 pessoas e 50 veículos participam das tarefas de resgate, de acordo com a CCTV. Alguns dos feridos foram levados ao hospital,segundo a agência estatal Xinhua, sem dar mais detalhes sobre o número e a condição das vítimas.

As autoridades locais montaram um centro de emergência para direcionar os esforços de resgate e fornecer assistência médica.

Uma testemunha relatou a uma televisão pública que a explosão "foi terrível" e que "todas as janelas explodiram".

Explosões acidentais são comuns na China, devido à falta de conformidade com os regulamentos de segurança.

Em outubro de 2021, uma explosão de gás em um restaurante devastou uma rua muito movimentada na grande cidade de Shenyang (nordeste), causando pelo menos quatro mortos e 50 feridos.

Em junho de 2021, a explosão de um gasoduto matou 25 pessoas na província de Hubei (centro). Oito pessoas foram presas por negligência, incluindo o chefe da empresa que administrava o gasoduto.

Últimas