Internacional China revisa projeto de lei de segurança sobre Hong Kong

China revisa projeto de lei de segurança sobre Hong Kong

Parlamentares chineses dizem que projeto terá como alvo grupo de 'agitadores', já que lei é contra subversão, terrorismo e separatismo

Projeto combate subversão e separatismo

Projeto combate subversão e separatismo

Tyrone Siu/Reuters - 28.6.2020

Parlamentares chineses revisaram o projeto de lei de segurança nacional para Hong Kong durante reunião realizada pelo comitê permanente do Congresso Nacional do Povo, informou a mídia estatal Xinhua neste domingo (28).

Na reunião, Shen Chunyao, diretor da Comissão de Assuntos Legislativos do comitê permanente, apresentou um relatório sobre o projeto, segundo a Xinhua.

O comitê permanente no Congresso geralmente se reúne a cada dois meses, mas a reunião de três dias que começa neste domingo já é a segunda somente neste mês de junho com objetivo de discutir o projeto.

O comitê deve aprovar o projeto de lei até o fim da reunião na terça-feira.

A nova lei de segurança nacional proposta suscita preocupação por parte de ativistas pró-democracia em Hong Kong e de alguns governos estrangeiros sobre como Pequim está corroendo ainda mais a autonomia prometida quando a Grã-Bretanha devolveu o território à China em 1997 sob o sistema "um país, dois sistemas".

A China disse, no entanto, que o projeto de lei terá como alvo apenas um pequeno grupo de agitadores uma vez que ele visa a combater o separatismo, a subversão, o terrorismo e a interferência estrangeira em Hong Kong.

Mais detalhes da legislação não foram divulgados.

Últimas