Chineses devolvem visão a leopardo das neves que tinha catarata

Veterinários implantaram uma lente intraocular para recuperar a visão de 'Linghan', um macho de 11 anos que foi resgatado praticamente sem visão

Linghan se recupera bem após passar por uma cirurgia na última terça

Linghan se recupera bem após passar por uma cirurgia na última terça

Divulgação

Veterinários chineses anunciaram nesta semana que conseguiram devolver a visão a um leopardo das neves que não enxergava mais por causa da catarata. O animal, um macho de 11 anos que ganhou o nome de Linghan, passa bem.

A cirurgia, a primeira do tipo realizada em um leopardo das neves, aconteceu na última terça-feira (26) no zoológico da cidade de Xining, na província de Qinghai, no noroeste da China.

Leia também: Píton de estimação estrangulou mulher em 'casa das 140 cobras'

Na operação, que durou três horas, os veterinários removeram a catarata do olho direito de Linghan e implantaram uma lente intraocular. Ele deve recuperar totalmente a visão dentro de um mês.

Resgate e recuperação

Segundo a CNN, o diretor-assistente do zoológico de Xining, Zhang Qi Xin, contou que o leopardo foi resgatado no início do ano e estava muito magro, debilitado e sem visão nos dois olhos.

"Essa é uma cirurgia muito importante para ele se recuperar e sobreviver no nosso zoológico", explicou Zhang. "A experiência também será essencial para os resgates que faremos no futuro".

A catarata é uma doença que afeta o cristalino, a "lente" do olho, que vai ficando opaca. Existem cerca de 2.500 leopardos da neve na China atualmente.