Internacional Cinco migrantes morreram em naufrágio no Mediterrâneo, diz ONG

Cinco migrantes morreram em naufrágio no Mediterrâneo, diz ONG

Organização espanhola Open Arms disse que resgatou 100 pessoas e que 6 precisaram ser evacuadas com urgência, incluindo um bebê e um jovem

resgate mediterrâneo

resgate mediterrâneo

Reprodução/Open Arms

A ONG espanhola Open Arms, que resgatou cerca de cem pessoas após o naufrágio de um navio na região central do Mediterrâneo, informou nesta quarta-feira (11) que pelo menos cinco migrantes morreram.

Fontes da ONG explicaram à Agência Efe que "todos os resgatados já estão a bordo" e que seis pessoas necessitam ser evacuadas de forma urgente, entre elas um bebê e um jovem.

Ao terminar a contagem, a organização enviará às autoridades italianas uma solicitação para que essas seis pessoas sejam evacuadas de imediato e que o resto possa desembarcar em um porto seguro.

O naufrágio

A Open Arms relatou que, quando a embarcação foi localizada, após muitas horas de busca, foram distribuídos coletes e máscaras. Posteriormente, o chão do barco cedeu e todas as pessoas caíram na água.

Sabia-se que o barco estava à deriva desde a terça-feira e, após horas de buscas, uma aeronave da operação Frontex da União Europeia detalhou a localização à Open Arms, cuja embarcação partiu na direção informada. Até agora, cinco pessoas morreram, mas todas as crianças foram resgatadas, disseram fontes da ONG.

"Isto é o que acontece quando as pessoas são abandonadas durante dias no mar", afirmou a Open Arms em redes sociais.

A ONG ressaltou que este é o segundo resgate nas últimas 24 horas, depois que 13 pessoas, incluindo três mulheres e uma menor de idade, morreram na terça-feira, quando o barco com o qual um grupo de migrantes pretendia atravessar o Mediterrâneo para escapar da guerra na Líbia e alcançar o litoral da Europa naufragou, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Na terça-feira, a Open Arms salvou 85 pessoas de um barco muito danificado, com uma grande quantidade de gasolina derramada no interior e água entrando a bordo.

Últimas