Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Colômbia inicia reabertura em meio à pandemia da coronavírus

Aeroportos, restaurantes, igrejas e academias voltarão a funcionar a partir de hoje, quando o país começa a superar o pico de contágio

Internacional|Da EFE

Passageiro faz procedimento para embarcar na reabertura em aeroporto na Colômbia
Passageiro faz procedimento para embarcar na reabertura em aeroporto na Colômbia Passageiro faz procedimento para embarcar na reabertura em aeroporto na Colômbia

A Colômbia iniciou nesta terça-feira (1º) uma nova fase de reabertura após a quarentena provocada pela pandemia da covid-19 com a volta ao funcionamento de aeroportos, restaurantes, igrejas e academias, que estavam fechados há mais de cinco meses, apesar de o país estar apenas começando a superar o pico de contágio.

Ontem à noite, o país encerrou o confinamento de 160 dias ordenado pelo governo. Hoje, teve início uma nova etapa, que o presidente colombiano, Iván Duque, chama de "isolamento seletivo".

Leia mais: Colômbia tem dia mais letal do coronavírus, com 385 mortes

"Na nova fase que começamos, queremos ser claros sobre as restrições: não haverá multidões, nem venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos. Pode-se pedir protocolos aos prefeitos para essa venda, mas, por enquanto, esse não é o padrão geral", declarou o chefe de estado.

Publicidade

Até o momento, segundo o Ministério do Comércio, Indústria e Turismo, as autoridades autorizaram 308.553 empresas dos setores de manufatura, comércio e serviços a retomar suas atividades por cumprem os protocolos de biossegurança.

"O processo de validação e autorização do protocolo tem sido gradual e eficaz. A partir de hoje, terça-feira, começa uma nova fase na gestão da pandemia, na qual será importante para todos os colombianos manter medidas de autocuidado e seguir rigorosamente os protocolos de biossegurança diante da nova normalidade", declarou o responsável pela pasta, José Manuel Restrepo.

Publicidade

A reabertura vem depois que a Colômbia fechou agosto, o pior mês da pandemia no país, com 615.168 casos de infecção e 19.663 mortes, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em seus relatórios diários, as autoridades sanitárias ainda estão relatando mais de 7 mil novos contágios e cerca de 300 óbitos por dia, indicando que o fim da pandemia ainda está longe.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.