Internacional Comissão Europeia cita possível ajuda contra incêndios na Amazônia

Comissão Europeia cita possível ajuda contra incêndios na Amazônia

Porta-voz afirmou em reunião do G7 que 'o sentido de urgência está garantido' e que lamenta que 'maior floresta do mundo' esteja em chamas

Comissão Europeia cita possível envio de ajuda contra incêndios na Amazônia

Incêndios afetam múltiplas áreas da Amazônia

Incêndios afetam múltiplas áreas da Amazônia

Ueslei Marcelino/ Reuters - 17.08.2019

A Comissão Europeia (CE) afirmou nesta sexta-feira (23) que está preparada para proporcionar assistência às autoridades do Brasil e da Bolívia na luta contra os incêndios florestais que afetam múltiplas áreas da Amazônia, diante dos quais se declarou "profundamente preocupada".

"Estamos em contato com as autoridades brasileiras e bolivianas e estamos prontos para ajudar da forma que pudermos, seja enviando assistência ou ativando o sistema de satélites Copérnico", disse a porta-voz comunitária Mina Andreeva na entrevista coletiva diária da instituição.

Copérnico é o programa de observação da Terra da União Europeia e da Agência Espacial Europeia (ESA) que proporciona informação para melhorar a proteção do meio ambiente e garantir a segurança cidadã, através do qual é possível obter mapas do terreno afetado pelo fogo.

Colômbia oferece ajuda para combater fogo na Amazônia

A porta-voz acolheu positivamente a intenção do presidente francês, Emmanuel Macron, de debater os incêndios durante a reunião do G7 em Biarritz (França), onde a União Europeia estará representada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e uma delegação da Comissão.

"O sentido de urgência está garantido", afirmou a porta-voz, que lamentou os incêndios na "maior floresta do mundo" que "acolhe um décimo de todas as espécies do mundo".