Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confrontos entre milicianos pró-Assad e rebeldes matam 60 xiitas na Síria

Dez opositores armados também morreram durante combates

Internacional|

Combatente do Exército Sírio Livre revira o túmulo de um companheiro que ele afirma ter morrido durante explosão em Deir ez Zor
Combatente do Exército Sírio Livre revira o túmulo de um companheiro que ele afirma ter morrido durante explosão em Deir ez Zor Combatente do Exército Sírio Livre revira o túmulo de um companheiro que ele afirma ter morrido durante explosão em Deir ez Zor

Pelo menos 60 xiitas, a maioria milicianos leais ao regime de Bashar al Assad, morreram em enfrentamentos contra os rebeldes em uma cidade na província de Deir ez Zor, no nordeste da Síria, informou nesta quarta-feira (12) o Observatório de Direitos Humanos.

O grupo explicou que os conflitos ocorreram na terça-feira (11) na cidade de Hatla, onde vivem xiitas, depois que combatentes pró-governo — também xiitas — atacaram na segunda-feira (10) a noite uma posição rebelde próxima e causaram a morte de dois insurgentes, além de ferimentos em outros dez.

Durante os confrontos, os insurgentes tomaram o controle da cidade e mataram 60 de seus moradores, a maioria milicianos pró-Assad. Dez opositores armados também morreram nesses combates. Alguns civis de Hatla se deslocaram para outras regiões próximas para fugir dos confrontos e bombardeios.

Após importante vitória, exército sírio se prepara para atacar Homs e Aleppo

Publicidade

Rússia não deve enviar mísseis à Síria antes de setembro, diz agência

O Observatório destacou que, segundo as informações passadas por ativistas, as autoridades armaram centenas de cidadãos xiitas nas últimas semanas na província de Deir ez Zor. O presidente sírio, Bashar al Assad, é alauita (corrente xiita) e tem como aliados o regime do Irã e o grupo xiita libanês Hezbollah.

Publicidade

Estes acontecimentos não puderam ser confirmados de forma independente devido às restrições impostas pelas autoridades sírias ao trabalho dos jornalistas.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.